A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA COMO ESPAÇO DE COWORKING: percepção de uso por estudantes do curso de administração da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana

Telma de Carvalho, Raquel Gonçalves da Silva de Araújo Fernandes, Makson de Jesus Reis

Resumo


Este artigo apresenta um estudo sobre um ambiente de coworking aplicado em uma biblioteca universitária. O objetivo geral está focado em perceber se os estudantes do curso de Administração da Faculdade de Tecnologias e Ciências de Feira de Santana conseguem perceber a biblioteca da unidade como um ambiente de coworking, dados os critérios que a estabeleçam como tal. Os objetivos específicos consistem em apresentar, através de uma revisão de literatura, uma discussão sobre o tema coworking, que em nível nacional ainda é pouco difundido, principalmente no âmbito das bibliotecas e também verificar as principais características que definem um ambiente de coworking. A metodologia utilizada é de pesquisa descritiva e exploratória sobre o tema de coworking em bibliotecas, consistindo em um estudo de caso com levantamento de dados, utilizando a técnica de coleta por questionário eletrônico com os alunos do 4º período do curso de Administração da referida faculdade. Como resultados, podemos perceber que mesmo desconhecendo a temática de coworking, os alunos visualizam a biblioteca como ambiente possível para a prática e acreditam que isso pode potencializar seu uso e dinamizar seus serviços. Conclui-se que a temática de coworking, trouxe novas formas de visualização da biblioteca por parte dos alunos, obtendo melhor compreensão de suas atividades e dando luz ao assunto.

Palavras-chave


Coworking; Biblioteca Universitária; Espaço compartilhado

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DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10246

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