ABORDAGENS E FERRAMENTAS NO ENSINO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA

  • Roosewelt Lins Universidade Federal do Maranhão
  • Mariana Viégas Guterres Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: Biblioteconomia, Web, Automação, Biblioteca, Repositório Digital

Resumo

As bibliotecas como instituições sociais acompanham as mudanças da sociedade conectada, caracterizada pelos sistemas de informação, redes de comunicação e múltiplos dispositivos. Nessa perspectiva, pretende-se apresentar as atividades de uma pesquisa que tem com eixo norteador, debater os fundamentos teóricos e a inserção de tecnologias digitais no domínio da Biblioteconomia. Como estratégia teórica e metodológica realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e um estudo exploratório sobre os principais sistemas de informação em bibliotecas. Discutem-se os conceitos de Automação de Bibliotecas, Gestão de Conteúdo e Bibliotecas/Repositórios Digitais para estabelecer abordagens que fomentem a compreensão e  problematização das tecnologias no ensino de Biblioteconomia. Como  ambiente de produção criativa, publicação de conteúdo e gerenciamento de recursos bibliográficos, implementou-se um conjunto de ferramentas em um servidor local e remoto para prover o acesso às principais aplicações. A infraestrutura proposta possibilitou incorporar ferramentas computacionais no contexto das bibliotecas através de discussões e experimentações em sala de aula, laboratório de pesquisa e oficinas em bibliotecas comunitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roosewelt Lins, Universidade Federal do Maranhão
Possui graduação em Biblioteconomia, mestrado em Engenharia Elétrica Área de Concentração Ciências da Computação (UFMA) e doutorado em Informática na Educação (UFRGS). É professor de Tecnologias da Informação do Departamento de Biblioteconomia da UFMA

Referências

ABADAL, E.; ANGLADA, L. TIC e bibliotecas: situação atual e perspectivas. In: RIBEIRO, Anna Carolina Mendonça Lemos; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gonçalves. Biblioteca do século XXI: desafios e perspectivas. Brasília: Ipea, 2016. p.301-326.

ALVES, V. Informação Científica em Biblioteconomia: O Livre Acesso nas Universidades Federais. Curitiba: Appris, 2017.

CONNELL, R. S. Content Management Systems: Trends in Academic Libraries. Information Technology and Libraries, Ann Arbor, v. 32, n. 2, p. 42-54. 2013.

OLIVEIRA, H. P. C. et al. Repositórios digitais utilizando Wordpress e MySQL. Bibliocanto, Natal, v.3, n.1, p.144-155, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/11941>. Acesso em: 10 maio 2017.

PAIS, L. C. Educação escolar e as tecnologias da Informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SEADLE, M. Content Managament System. Library Hi Tech, v. 24, n. 1, p. 5-7. 2006.

WILSON, K. Computers in libraries: An introduction for library technicians. New York: Haworth, 2006.

Publicado
2018-11-09
Como Citar
LINS, R.; GUTERRES, M. V. ABORDAGENS E FERRAMENTAS NO ENSINO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, v. 1, n. 2, p. 145-152, 9 nov. 2018.