ABORDAGENS E FERRAMENTAS NO ENSINO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA

Roosewelt Lins, Mariana Viégas Guterres

Resumo


As bibliotecas como instituições sociais acompanham as mudanças da sociedade conectada, caracterizada pelos sistemas de informação, redes de comunicação e múltiplos dispositivos. Nessa perspectiva, pretende-se apresentar as atividades de uma pesquisa que tem com eixo norteador, debater os fundamentos teóricos e a inserção de tecnologias digitais no domínio da Biblioteconomia. Como estratégia teórica e metodológica realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e um estudo exploratório sobre os principais sistemas de informação em bibliotecas. Discutem-se os conceitos de Automação de Bibliotecas, Gestão de Conteúdo e Bibliotecas/Repositórios Digitais para estabelecer abordagens que fomentem a compreensão e  problematização das tecnologias no ensino de Biblioteconomia. Como  ambiente de produção criativa, publicação de conteúdo e gerenciamento de recursos bibliográficos, implementou-se um conjunto de ferramentas em um servidor local e remoto para prover o acesso às principais aplicações. A infraestrutura proposta possibilitou incorporar ferramentas computacionais no contexto das bibliotecas através de discussões e experimentações em sala de aula, laboratório de pesquisa e oficinas em bibliotecas comunitárias.

Palavras-chave


Biblioteconomia; Web; Automação; Biblioteca; Repositório Digital

Texto completo:

PDF

Referências


ABADAL, E.; ANGLADA, L. TIC e bibliotecas: situação atual e perspectivas. In: RIBEIRO, Anna Carolina Mendonça Lemos; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gonçalves. Biblioteca do século XXI: desafios e perspectivas. Brasília: Ipea, 2016. p.301-326.

ALVES, V. Informação Científica em Biblioteconomia: O Livre Acesso nas Universidades Federais. Curitiba: Appris, 2017.

CONNELL, R. S. Content Management Systems: Trends in Academic Libraries. Information Technology and Libraries, Ann Arbor, v. 32, n. 2, p. 42-54. 2013.

OLIVEIRA, H. P. C. et al. Repositórios digitais utilizando Wordpress e MySQL. Bibliocanto, Natal, v.3, n.1, p.144-155, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2017.

PAIS, L. C. Educação escolar e as tecnologias da Informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SEADLE, M. Content Managament System. Library Hi Tech, v. 24, n. 1, p. 5-7. 2006.

WILSON, K. Computers in libraries: An introduction for library technicians. New York: Haworth, 2006.




DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10247

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Convergências em Ciência da Informação



CONVERGÊNCIAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - CONCI

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS)

Campus São Cristóvão, Cidade Universitária “Prof. José Aloísio de Campos”. 

Av. Marechal Rondon, s/n. Prédio CCSA 1 - Sala 5. Bairro Jardim Rosa Elze. São Cristovão/SE. CEP: 49.100-000

E-ISSN - 2595-4768

QUALIS: B4


Revista membro:

 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA): 

 

 

 Licença Creative Commons

Os trabalhos originais publicados na revista Convergências em Ciência da Informação estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.