ABORDAGENS E FERRAMENTAS NO ENSINO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA

  • Roosewelt Lins Universidade Federal do Maranhão
  • Mariana Viégas Guterres Universidade Federal do Maranhão
Palavras-chave: Biblioteconomia, Web, Automação, Biblioteca, Repositório Digital

Resumo

As bibliotecas como instituições sociais acompanham as mudanças da sociedade conectada, caracterizada pelos sistemas de informação, redes de comunicação e múltiplos dispositivos. Nessa perspectiva, pretende-se apresentar as atividades de uma pesquisa que tem com eixo norteador, debater os fundamentos teóricos e a inserção de tecnologias digitais no domínio da Biblioteconomia. Como estratégia teórica e metodológica realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e um estudo exploratório sobre os principais sistemas de informação em bibliotecas. Discutem-se os conceitos de Automação de Bibliotecas, Gestão de Conteúdo e Bibliotecas/Repositórios Digitais para estabelecer abordagens que fomentem a compreensão e  problematização das tecnologias no ensino de Biblioteconomia. Como  ambiente de produção criativa, publicação de conteúdo e gerenciamento de recursos bibliográficos, implementou-se um conjunto de ferramentas em um servidor local e remoto para prover o acesso às principais aplicações. A infraestrutura proposta possibilitou incorporar ferramentas computacionais no contexto das bibliotecas através de discussões e experimentações em sala de aula, laboratório de pesquisa e oficinas em bibliotecas comunitárias.

Biografia do Autor

Roosewelt Lins, Universidade Federal do Maranhão
Possui graduação em Biblioteconomia, mestrado em Engenharia Elétrica Área de Concentração Ciências da Computação (UFMA) e doutorado em Informática na Educação (UFRGS). É professor de Tecnologias da Informação do Departamento de Biblioteconomia da UFMA

Referências

ABADAL, E.; ANGLADA, L. TIC e bibliotecas: situação atual e perspectivas. In: RIBEIRO, Anna Carolina Mendonça Lemos; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gonçalves. Biblioteca do século XXI: desafios e perspectivas. Brasília: Ipea, 2016. p.301-326.

ALVES, V. Informação Científica em Biblioteconomia: O Livre Acesso nas Universidades Federais. Curitiba: Appris, 2017.

CONNELL, R. S. Content Management Systems: Trends in Academic Libraries. Information Technology and Libraries, Ann Arbor, v. 32, n. 2, p. 42-54. 2013.

OLIVEIRA, H. P. C. et al. Repositórios digitais utilizando Wordpress e MySQL. Bibliocanto, Natal, v.3, n.1, p.144-155, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/bibliocanto/article/view/11941>. Acesso em: 10 maio 2017.

PAIS, L. C. Educação escolar e as tecnologias da Informática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SEADLE, M. Content Managament System. Library Hi Tech, v. 24, n. 1, p. 5-7. 2006.

WILSON, K. Computers in libraries: An introduction for library technicians. New York: Haworth, 2006.

Publicado
2018-11-09