PRÁTICAS DE EXTENSÃO RELATIVAS À INSERÇÃO DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: maneiras de expandir a atuação do profissional da informação no mercado de trabalho

Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Camila de Biaggi, Ieda Pelógia Martins Damian

Resumo


A pesquisa acadêmica é importante para o desenvolvimento social e econômico do país. Todavia, seja teórica ou não, a pesquisa deve se basear no resultado prático que traz e em como pode contribuir para vida das pessoas e das organizações. As pesquisas devem ser desenvolvidas com perspectivas de aplicação ou de reflexão que levarão ao caminho da prática. É por isso que projetos de extensão são relevantes no âmbito acadêmico; eles viabilizam o trabalho dos pesquisadores. Nesse trabalho, se aborda o campo da Ciência da Informação e, principalmente, a importância da extensão praticada nessa área para a popularização e consistência dos profissionais da informação no mercado de trabalho. Assim, o presente trabalho tem como problema: como as práticas de extensão relativas à inserção da gestão da informação nas organizações podem colaborar com a atuação do profissional da informação no mercado de trabalho? O objetivo é refletir a importância do desenvolvimento de práticas de extensão por parte dos pesquisadores da Ciência da Informação, relativas à inserção da gestão da informação nas organizações, como forma de expandir a atuação do profissional da informação no mercado de trabalho. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo bibliográfica e de natureza qualitativa. Os resultados das discussões demonstraram que as práticas de extensão são capazes de popularizar as áreas que estão inseridas no campo da Ciência da Informação, como Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia, de maneira que as pessoas e as organizações passam a conhecer melhor essas áreas e suas relevâncias para os contextos organizacionais. Destaca-se que a inserção dos processos de gestão da informação é o primeiro passo para que os pesquisadores consigam se adentrar as organizações, a fim de buscar reconhecimento da prática profissional de bibliotecários, arquivistas, museólogos e cientistas da informação, como profissionais essenciais para o mercado de trabalho.

Palavras-chave


Ciência da Informação; Gestão da Informação; Profissional da Informação; Mercado de trabalho

Texto completo:

PDF

Referências


BETTENCOURT, M. P; CIANCONI, R.B. Gestão do conhecimento: um olhar sob a perspectiva da Ciência da Informação. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação. ANCIB. v. 5, n. 1. 2012.

BRASIL, escola superior aberta. Você sabe a diferença entre lato-sensu, strictosensu e MBA?. 2016. Disponível em:

entre-lato-sensu-stricto-sensu-e-mba/>. Acesso em: 14 mar. 2018.

DAVENPORT, T. H.; PRUSAK , L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta na era da informação. São Paulo: Futura, 1998.

ROBREDO, J. Epistemologia da Ciência da Informação Revisitada. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E BIBLIOTECONOMIA, 5., 2003, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ENANCIB, 2003. p. 1-23.

RODRIGUES, M. Universidade, extensão e mudanças sociais. Uberlândia, 1999. Base de dados do google acadêmico. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2012.

RODRIGUES, A. L. L; PRATA, M. S; BATALHA, T. B. S. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de graduação- Ciências humanas e sociais, v.1, n. 16, p.141-148, mar. 2013. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2018.

SANTOS, C. D; VALENTIM, M. L. P. As Interconexões entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento. v. 4, n. 2, p. 19-33. 2014.

SAEGER, M. M. M. T. et al. Organização, acesso e uso da informação: componentes essenciais ao processo de Gestão da Informação nas organizações. Paginas a&b. s. 3, n. 6, p. 52-64, 2016. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2018.

UNIMONTES, V. Ensino, pesquisa e extensão: uma análise das atividades desenvolvidas no GPAM e suas contribuições para a formação acadêmica. Vitória, Novembro de 2011. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2012.




DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10248

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Convergências em Ciência da Informação



CONVERGÊNCIAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - CONCI

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS)

Campus São Cristóvão, Cidade Universitária “Prof. José Aloísio de Campos”. 

Av. Marechal Rondon, s/n. Prédio CCSA 1 - Sala 5. Bairro Jardim Rosa Elze. São Cristovão/SE. CEP: 49.100-000

E-ISSN - 2595-4768

QUALIS: B4


Revista membro:

 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA): 

 

 

 Licença Creative Commons

Os trabalhos originais publicados na revista Convergências em Ciência da Informação estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.