METODOLOGIAS ATIVAS: UMA AÇÃO COLABORATIVA PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES

  • Sílvio Luiz de Paula Universidade Federal de Pernambuco
  • Mariana Cavalcanti Falcão de Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco
  • Brunna Carvalho Almeida Granja Universidade Federal de Pernambuco
  • Claudinete de Fátima Silva Oliveira Santos Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Metodologia ativa, Sala de aula invertida, Formação de Multiplicadores.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever uma ação que, ao considerar os princípios das metodologias ativas, foi planejada para a formação de multiplicadores a partir do desenvolvimento de ações colaborativas entre estudantes e professores de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife - PE. Como referencial teórico dissertou sobre as metodologias ativas e a sala de aula invertida, considerada pelos autores como um dos métodos que mais se aproximou da experiência. Por metodologias ativas compreendem-se as estratégias que levam em conta a realidade concreta e a necessidade de se trabalhar, além das questões técnicas, as emoções e as relações interpessoais (FERNANDES et al. 2005). Na metodologia, realizou-se observação da prática. Os resultados demostraram que ao longo de sete meses foi possível desenvolver um processo educativo transformador por meio da empatia, da colaboração e da experimentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvio Luiz de Paula, Universidade Federal de Pernambuco
Autor de livro, possui graduação, mestrado e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Atualmente é professor de Gestão da Informação no Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE.
Mariana Cavalcanti Falcão de Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco
Professora Adjunta do Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE. Graduada em Hotelaria pela UFPE.
Brunna Carvalho Almeida Granja, Universidade Federal de Pernambuco
Professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA-UFPE) é Doutora em Educação, e Mestra em Administração pela UFPE. Possui qualificação técnica na área de TURISMO pelo Centro Federal de Ensino Tecnológico de Pernambuco (IFPE) e graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade de Pernambuco (FCAP-UPE). É sócia fundadora do OLÉ - INSTITUTO DE GESTÃO E PROJETOS ESPORTIVOS, CULTURAIS E DE LAZER.
Claudinete de Fátima Silva Oliveira Santos, Universidade Federal de Pernambuco
Doutoranda (desde 2015) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2010), Especialista em Gestão de Pessoas e Negócios pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (2006) com Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (2001).

Referências

ANASTASIOU; L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville, SC: Univllle, 2005.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

CHAGA, M. M.; BOPPRÉ, D. F. Ensaios de um professor invertido. In: DIAS, Simone Regina; VOLPATO, Arceloni Neusa (Orgs). Práticas inovadoras em metodologias ativas. Florianópolis: Contexto Digital, 2017.

FERNANDES, J. D. et al. Diretrizes curriculares e estratégias para implantação de uma nova proposta pedagógica. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 39, n. 4, p. 443-449, dez.2005.

MESQUITA, S. K. C.; MENESES, R. M. V.; RAMOS, D. K. R. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 14 n. 2, p. 473-486, maio/ago, 2016.

PROFETA, R. A.; PROFETA, G. A. C. Aprendizado Focalizado Baseado em Equipe (AFbE) na Capacitação de Multiplicadores: uma proposta de metodologia didática. In: SCHLIEMANN, A. L.; ANTONIO, J. L. (Orgs). Metodologias ativas na Uniso: formando cidadãos participativos. Sorocaba, SP: Eduniso, 2016.

WALL, M. L.; PRADO, M. L.; CARRARO, T. E. A experiência de realizar um Estágio Docência aplicando metodologias ativas. Acta Paul Enferm, v. 21, n. 3, p. 515-519, 2008.

Publicado
2018-11-09
Como Citar
PAULA, S. L. DE; ALBUQUERQUE, M. C. F. DE; GRANJA, B. C. A.; SANTOS, C. DE F. S. O. METODOLOGIAS ATIVAS: UMA AÇÃO COLABORATIVA PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, v. 1, n. 2, p. 160-167, 9 nov. 2018.