ADOÇÃO DA OPEN PEER REVIEW NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Joana Coeli Garcia, Maria das Graças Targino, Kleisson Lainnon Silva

Resumo


A avaliação por pares, seja ela blind ou open review configura-se como procedimento que concede aos manuscritos o status de confiabilidade tornando-os aptos à divulgação a acesso do público. Sendo assim, a  avaliação aberta, foco desse estudo, ergue-se como um mecanismo inovador que possibilita aos protagonistas do enredo editorial, tomarem conhecimento não apenas das identidades, mas dos pareceres emitidos ao longo do fluxo avaliativo, o que fomenta o debate, a transparência e a construção colaborativa da ciência. Neste sentido tem-se como objetivo primordial analisar a viabilidade de adoção da open peer review nas revistas alojadas no Portal de periódicos da Universidade Federal da Paraíba. A fim de alcançar os objetivos propostos, utilizou-se survey como método de investigação para o universo da pesquisa, composto por 45 periódicos classificados de A1 a B5 de acordo com a avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, sendo enviado o questionário, via e-mail, aos respectivos editores a cada dez dias entre os meses de fevereiro e março de 2018. Ao final a amostra agrupou 14 editores (31,11%). Quanto aos resultados, é válido ressaltar que boa parte dos editores (57%) tem interesse em adotar a avaliação aberta em seu métier.

Palavras-chave


Avaliação aberta - Adoção; Portal de Periódicos; Manuscritos

Texto completo:

PDF

Referências


AMSEN, E. What is open peer review? 2014. Disponível em:

. Acesso em: 16 mar. 2018.

DE COURSEY, T. Perspective: the pros and cons of open peer review. Nature, 2006. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2018.

FORD, E. Defining and characterizing open peer review: a review of the literature. Portland: Portland State University, 2013.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação dos dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Brinquet de Lemos Livros, 1999.

MUELLER, S. P. M. A ciência, o sistema de comunicação científica e a literatura científica. In: CAMPELLO, B. S.; CENDÓN, B. V.; KREMER, J. M. (Org.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.

NASSI-CALÒ, L. Avaliação por pares: modalidades prós e contras. SciELO em Perspectiva, [S. l.], mar. 2015. Não paginado. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2018.

______. Aumenta a adoção de avaliação por pares aberta. SciELO em Perspectiva, [S. l.], jan. 2017. Não paginado. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2018.

PAVAN, C.; STUMPF, I. R. C. Avaliação pelos pares nas revistas brasileiras de ciência da informação: procedimentos e percepções dos atores. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 14, n. 28, p. 73-92, 2009.

PODRANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Universidade Feevale, 2013.

SPINAK, E. Sobre as vinte e duas definições de avaliação aberta... e mais. SciELO em Perspectiva, [S. l.], fev. 2018. Não paginado. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2018.




DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10269

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Convergências em Ciência da Informação



CONVERGÊNCIAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - CONCI

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS)

Campus São Cristóvão, Cidade Universitária “Prof. José Aloísio de Campos”. 

Av. Marechal Rondon, s/n. Prédio CCSA 1 - Sala 5. Bairro Jardim Rosa Elze. São Cristovão/SE. CEP: 49.100-000

E-ISSN - 2595-4768

QUALIS: B4


Revista membro:

 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA): 

 

 

 Licença Creative Commons

Os trabalhos originais publicados na revista Convergências em Ciência da Informação estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.