ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIBLIOTECONOMIA: EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA PATATIVA DO ASSARÉ DO COLÉGIO OBJETIVO EM JUAZEIRO DO NORTE-CE

  • David Vernon Vieira Universidade Federal do Cariri
  • Wesley Ferreira Cavalcante Universidade Federal do Cariri
  • Maria Daiane de Oliveira Lima Universidade Federal do Cariri
Palavras-chave: Biblioteca Escolar, Biblioteconomia, Estágio Supervisionado, Leitura

Resumo

A compreensão do conteúdo teórico e prático requer que o estudante do curso de biblioteconomia realize um estágio supervisionado para vivenciar diversas tipologias de bibliotecas. Bibliotecas escolares são caracterizadas como espaço de ensino-aprendizagem que permitem aos estudantes de biblioteconomia desenvolver habilidades e competências de leitura dentro de um ambiente acolhedor que possa promover o diálogo entre professores e estudantes da instituição de ensino. Apresenta relato de experiência na Biblioteca Patativa do Assaré do Colégio Objetivo de Juazeiro do Norte-CE, onde aborda as atividades, os materiais e o funcionamento da referida biblioteca. A vivência desse estágio ocorreu no período dos meses de Maio a Junho de 2017. Discute a importância do estágio para os discentes do Curso de Biblioteconomia e a experiência  profissional no âmbito da biblioteca escolar, ressaltando sua importância para comunidade educacional. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo bibliográfico e de campo, sendo de natureza qualitativa. O estágio também proporcionou a fundamentação das disciplinas teóricas do Curso de Biblioteconomia, em que o aluno tem a oportunidade de vivenciar sua teoria e aprimorar seus estudos. Desta forma, foi possível compreender a relevância da biblioteca escolar para além das estantes, onde o bibliotecário deve ser o protagonista das atividades executadas naquele espaço, criando e desenvolvendo projetos, envolvendo alunos com incentivo à leitura, o desenvolvimento de ações comunitárias, a apresentação de atividades culturais envolvendo a contação de histórias, por sua vez, produzindo conhecimento e aprendizado para os alunos, professores e profissionais envolvidos nas dinâmicas executadas.

Biografia do Autor

David Vernon Vieira, Universidade Federal do Cariri
Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Organização da Informação, com estágio sanduíche na Facultad de Ciencias de la Documentación da Universidade Complutense de Madrid em 2011-2012.
Maria Daiane de Oliveira Lima, Universidade Federal do Cariri
Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri e em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri. Possui especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Juazeiro do Norte.

Referências

BIANCHI, Anna Cecília de Moraes. Manual de orientação: estágio supervisionado. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

GASQUE, Kelley C. G. D.; CASARIN, Helen C. S. Bibliotecas escolares: tendências globais. Em Questão, v. 22, n. 3, p. 36-55, set/dez. 2016. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/viewFile/60697/38415> Acesso em: 28 out. 2017.

GIL, Carlos Antônio. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.

INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND

INSTITUTIONS. Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar. 2 ed. Julho, 2016. Disponível em:<https://www.ifla.org/files/assets/school-libraries-resourcecenters/publications/ifla-school-library-guidelines-pt.pdf>. Acesso em: 12 set. 2017.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS. Modelo flexível para um sistema nacional de bibliotecas escolares. Tradução de Walda de Andrade Antunes. Brasília: FEBAB, 1985.

PALETTA, Francisco Carlos et al. Planejamento de serviços de informação em biblioteca escolar uma proposta prática. Pesquisa brasileira em ciência da informação e biblioteconomia, João Pessoa, v. 9, n.1, p. 001-017, 2014. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/>. Acesso em: 19 set. 2017.

RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia Científica. São Paulo: Avercamp, 2006.

Publicado
2018-11-09