DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO DA UFS

Autores

  • Marta Suzana Cabral Nunes Universidade Federal de Sergipe
  • Augusto Cesar Vieira dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Sueli Maria Silva Pereira Universidade Federal de Sergipe
  • Euder de Jesus Costa Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10275

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Biblioteconomia, Formação profissional

Resumo

Este trabalho visa apresentar a experiência da disciplina de Empreendedorismo na UFS como fator motivador do desenvolvimento de competências para o bibliotecário documentalista, onde participaram alunos do curso de Biblioteconomia e Documentação, dentre alunos de outros cursos. O tema do empreendedorismo tem sido debatido no campo profissional e apresenta-se como alternativa importante que permite aos profissionais desenvolver ações e estratégias inovadoras em sua atuação diária. Trata-se de um estudo que tem como principal mérito apresentar esse caso a fim de demonstrar que é possível, a partir de ações de extensão e da formação continuada, desenvolver competências empreendedoras nos futuros profissionais bibliotecários documentalistas, aplicando metodologias como o Ciclo de Aprendizagem Vivencial, o Business Model CANVAS, Design Thinking, e o Plano de Negócios. Ao todo participaram da disciplina 7 alunos do curso de Biblioteconomia e Documentação da UFS, que preencheram formulário eletrônico a fim de fornecer suas percepções sobre a aprendizagem obtida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Suzana Cabral Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Administração com ênfase em Análise de Sistemas pela Universidade Tiradentes (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2008) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (2015), com período de doutorado sanduíche realizado na Université Paul Sabatier, Toulouse 3, França (2014). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciência da Informação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Sergipe.

Augusto Cesar Vieira dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Administração pela Universidade Tiradentes (1995) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2006). Atualmente é Professor Assistente do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe - UFS

Sueli Maria Silva Pereira, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Desenvolvimento Regional e Urbano, Mestre em Análise Regional, especialista em Metodologia do Ensino Superior e em Turismo e Meio Ambiente, graduada em Licenciatura Letras Português/Inglês e graduada em Secretariado Executivo. Docente da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Euder de Jesus Costa, Universidade Federal de Sergipe

Conselheiro Administrativo-Fiscal da Itatech Jr. - Softwares Itabaiana, Presidente Executivo do Federação Sergipana de Empresas Juniores e Conselheiro Administrativo do Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

Referências

CARBONE, Pedro Paulo et al. Gestão por competências e gestão do conhecimento. 2.ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006.

DUARTE, Geraldo. Dicionário de Administração e Negócios. Edição digital. Kindle Book Br, 2011.

DURAND, Thomas. L’alchimie de la competence. Revue française de gestion, n. 160, p. 261-292, 2006.

DUTRA, Joel Souza. Competências: conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2007.

OLIVEIRA, Ângela Maria et al. Mapeamento de competências em bibliotecas universitárias. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.11 n.3, p. 360-382, set./dez. 2006.

ROMEIRO, Nathália Lima; SEÑORANS, Rodrigo. Empreendedorismo: conceitos, evolução histórica, tipologia e características. In: SPUDEIT, Daniela. Empreendedorismo na Biblioteconomia. Rio de Janeiro: Agência Biblioo, 2016, p.17-27.

SILVA, Cecília Morena Maria da; FARIA Ana Carolina Cintra; BAPTISTA, Sofia Galvão. Mapeamento de competências e perfil dos bibliotecários que atuam na educação profissional e tecnológica de Goiás. Encontros Bibli: revista eletrônica de

biblioteconomia e ciência da informação, v. 20, n. 44, p. 43-58, set./dez., 2015.

SPUDEIT, Daniela. Empreendedorismo na Biblioteconomia. Rio de Janeiro: Agência Biblioo, 2016.

Downloads

Publicado

2018-11-09

Como Citar

NUNES, Marta Suzana Cabral; SANTOS, Augusto Cesar Vieira dos; PEREIRA, Sueli Maria Silva; COSTA, Euder de Jesus. DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO DA UFS. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 189–195, 2018. DOI: 10.33467/conci.v1i2.10275. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/10275. Acesso em: 17 abr. 2024.