PERCEPÇÕES SOBRE A MONITORIA NA DISCIPLINA “ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE BIBLIOTECAS II” DO BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA

Jaqueline Santos Barradas, Claudia Santos Souza

Resumo


Apresenta o resultado da prática de monitoria da disciplina” Organização e Administração de Bibliotecas II”, do bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A experiência ocorreu em duas turmas ao longo de 2017, permitindo que os discentes pudessem aprender sobre temas referentes à gestão de bibliotecas, por meios teóricos e práticos. Soma-se a isso a identificação de competências requeridas atualmente no âmbito do mercado de trabalho. A monitoria propicia o engajamento de discentes do bacharelado na prática de docência, através de atividades de planejamento, organização, atualização de conteúdo, além de atuação mediadora entre docente e corpo discente. Como recursos metodológicos da monitoria, utilizou-se a criação de um canal de comunicação em rede social, revisão bibliográfica, pesquisa e outros meios com conteúdos pertinentes à disciplina, agendamento de visitas técnicas, além da participação em eventos na área. Destaca-se a atuação do monitor como forma de dirimir possíveis problemas em relação ao conteúdo, à forma ou à agenda, propiciando, assim, melhor comunicação entre corpo discente e docente da disciplina.

Palavras-chave


BiblioteconomiBiblioteconomia; Gestão de Biblioteca; Monitoria

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de Ocupações. Disponível em: . Acesso em: 27 dez. 2017.

______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: . Acesso em: 27 dez. 2017.

FRISON, Lourdes Maria Braggagnolo; MORAES, Márcia Amaral Corrêa de. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Poíesis Pedagógica, v.8, n. 2, p.144-158, ago./dez. 2010. Disponível em: . Acesso em: 28 dez. 2017.

GUIMARÃES, José Augusto Chaves. O moderno profissional da informação: elementos para sua formação no Brasil. Transinformação, Campinas, v.9, n.1, p.124-137, jan./abr.1997. Disponível em:

NUNES, J.B.C. Monitoria Acadêmica: espaço de formação. In: SANTOS, M. M.; LINS, N. M. A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades de trajetórias. Natal: Edufim, 2007, p.45-57.

SANTOS, Jussara Pereira. O moderno profissional da informação: o bibliotecário e seu perfil face aos novos tempos. Informação & Informação, Londrina, v. 1, n. 1, p. 5-13, jul. 1996. Disponível em: . Acesso em: 28 dez. 2017.

SILVEIRA, Eduardo; SALES, Fernanda de. A importância do Programa de Monitoria o ensino de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). InCid: R.Ci. Inf. E Doc., Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, p.131-149, mar./ago.

Disponível em: . Acesso em: 27 dez. 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Escola de Biblioteconomia. Projeto político-pedagógico do curso de Bacharelado em Biblioteconomia. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 27 dez. 2017.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2011.




DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10276

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Convergências em Ciência da Informação



CONVERGÊNCIAS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - CONCI

Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFS)

Campus São Cristóvão, Cidade Universitária “Prof. José Aloísio de Campos”. 

Av. Marechal Rondon, s/n. Prédio CCSA 1 - Sala 5. Bairro Jardim Rosa Elze. São Cristovão/SE. CEP: 49.100-000

E-ISSN - 2595-4768

QUALIS: B4


Revista membro:

 

Signatária do San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA): 

 

 

 Licença Creative Commons

Os trabalhos originais publicados na revista Convergências em Ciência da Informação estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.