ESTUDO DA ACESSIBILIDADE NOS MUSEUS DE ARACAJU: uma investigação

Autores

  • Cristina Almeida Barroso Universidade Federal de Sergipe
  • Dayane Felix Andrade Universidade Federal de Sergipe
  • Lorenna Sayonara Santos Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10277

Palavras-chave:

Museu, Acessibilidade, Acesso à Informação, Educação não formal

Resumo

O estudo de acessibilidade nos museus de Aracaju tem como objetivo identificar os principais problemas e barreiras para a promoção da inclusão social nos museus. O museu como uma instituição de educação não formal deve proporcionar acesso a todos os tipos de público. O presente trabalho
apresentará o plano que está em desenvolvimento para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2017/2018 sobre o tema acessibilidade em museus e pretende chegar a um diagnóstico de cada uma das instituições visitadas, entender o motivo por trás de limitações presentes e sugerir soluções para os possíveis problemas encontrados. O plano de trabalho consiste em levantamento de bibliografia acerca do tema, visita a instituições museais de Aracaju, entrevistas, levantamento de legislação vigente, diagnósticos e sugestões de solução para possíveis problemas encontrados. Destes passos, o levantamento bibliográfico, as visitas aos museus, as entrevistas, e o levantamento da legislação que norteiam as ações acerca do assunto aqui abordado já foram realizados. Os resultados preliminares mostram que as instituições vêm se esforçando para garantir acessibilidade a todos os tipos de público, porém foram
encontradas barreiras físicas ou comunicacionais como falta de rampas, elevadores ou etiquetas em braile por exemplo, estas questões serão melhor apresentadas ao longo deste trabalho.

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Referências

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Publicado

2018-11-09

Como Citar

BARROSO, Cristina Almeida; ANDRADE, Dayane Felix; SANTOS, Lorenna Sayonara. ESTUDO DA ACESSIBILIDADE NOS MUSEUS DE ARACAJU: uma investigação. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 203–209, 2018. DOI: 10.33467/conci.v1i2.10277. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/10277. Acesso em: 29 mar. 2024.