ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA GÊNERO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Autores

  • Daniella Alves Universidade Federal da Paraíba
  • Fernanda Silva Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Laelson Felipe da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Gisele Rocha Cortes Universidade Federal da Paraíba
  • Edvaldo Carvalho Alves Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10279

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Estudo de Gênero

Resumo

Apresenta a experiência da disciplina Gênero em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), oferecida pelo Departamento de Ciência da Informação, que teve como público-alvo os (as) alunos (as) de graduação em Biblioteconomia e Arquivologia. Tem como problemática apreender a visão dos (as) alunos (as) sobre o significado da disciplina em sua formação. Assim, pretende, por meio dos objetivos específicos, apresentar um breve perfil dos (as) discentes que cursaram a disciplina e a ótica dos (as) mesmos (as) a respeito da influência da disciplina em sua formação, no quesito ensino-aprendizagem, teorias e metodologias, e sua contribuição para a construção de conhecimento sobre as teorias de gênero e a Ciência da Informação. Para a coleta de dados, foi utilizado o questionário eletrônico enviado por e-mail para os sujeitos da pesquisa. A análise/interpretação alicerçou-se nos conceitos constitutivos do referencial teórico. Foi possível constatar como a disciplina foi apreendia pelos alunos como necessária para as suas formações, principalmente, no que diz respeito ao entendimento da natureza social da categoria gênero e de sua imbricação com a Ciência da Informação.

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Biografia do Autor

Gisele Rocha Cortes, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Pedagogia (1996) e Ciências Sociais (1998) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui Mestrado (2002) e Doutorado (2008) em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora adjunto IV do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba e professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB).

Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação - DCI/ UFPB e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPB.

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Publicado

2018-11-09

Como Citar

ALVES, Daniella; COSTA, Fernanda Silva; SILVA, Laelson Felipe da; CORTES, Gisele Rocha; ALVES, Edvaldo Carvalho. ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA GÊNERO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 218–225, 2018. DOI: 10.33467/conci.v1i2.10279. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/10279. Acesso em: 18 maio. 2024.