Abordagem teórico-conceitual da leitura técnica na Ciência da Informação de 1972 à 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v2i1.10713

Palavras-chave:

Leitura técnica, Leitura documentária, Análise documentária, Indexação, Tratamento temático da informação.

Resumo

Trata da leitura técnica enquanto atividade complementar da indexação. Objetiva analisar a abordagem teórico-conceitual da leitura técnica presente nos artigos científicos brasileiros da área de Ciência da Informação, especificamente os encontrados na Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Metodologicamente constitui pesquisa de caráter exploratório-descritivo e de abordagem quali-quantitativa. Caracteriza-se ainda como estudo bibliográfico, desenvolvido sobre artigos de periódicos e sustentado pela técnica de análise de conteúdo – na perspectiva de Bardin – para sistematização dos dados obtidos. Os resultados indicam que pouco se tem estudado sobre a leitura técnica, sobretudo especificando seu conceito. Nas produções que se prestam a esse fim, nota-se o predomínio de concepções conceituais em torno das dimensões profissional e processual, sendo a leitura técnica associada à identificação e seleção de conceitos e termos. Conclui-se que a leitura técnica é essencial na indexação, organização e recuperação da informação, por isso seu estudo deve ser ampliado, de maneira a buscar novas estratégias e métodos para seu desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Leidilene Alexandrino da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Lais Pereira de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Docente do curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2019-06-17

Como Citar

SILVA, Leidilene Alexandrino da; OLIVEIRA, Lais Pereira de. Abordagem teórico-conceitual da leitura técnica na Ciência da Informação de 1972 à 2018. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 2, n. 1, p. 2–22, 2019. DOI: 10.33467/conci.v2i1.10713. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/10713. Acesso em: 29 mar. 2024.