Educação patrimonial em bibliotecas, arquivos e museus:

ações voltadas para a preservação e valorização do patrimônio cultural de São Luís-MA

  • Maurício José Morais Costa Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) https://orcid.org/0000-0002-0759-9285
  • Donny Wallesson dos Santos Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Kláutenys Dellene Guedes Cutrim Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Resumo

Investigação acerca das contribuições da Educação Patrimonial como instrumento de valorização e preservação do Patrimônio Cultural em Bibliotecas, Arquivos e Museus, visando a apropriação e reconhecimento do patrimônio de São Luís do Maranhão. Trata de uma pesquisa exploratória, de natureza descritiva, que faz uso da pesquisa bibliográfica e documental como instrumentos de fundamentação teórica, uma vez que se recorre a autores como Horta, Grunberg e Monteiro (1999), Maringelli e Silva (2016), Choay (2006), Florêncio et al. (2014), entre outros. Conceitua Educação Patrimonial, enquanto mecanismo que auxilia na leitura de mundo, na compreensão sociocultural e histórico-temporal do universo onde o sujeito está inserido. Demarca o planejamento e a gestão da educação patrimonial, cujas etapas contemplam a percepção visual e simbólica do patrimônio nessas instituições culturais, a descrição e análise de tais percepções, a recriação ou releitura dos bens patrimoniais, a elaboração de recursos e os meios de divulgação, estes fundamentais para uso e acesso. Reforça que a educação patrimonial se expressa em locais
suporte da memória coletiva, cultural e informacional, logo bibliotecas, arquivos e museus. Reforça a necessidade do diálogo das práticas entre bibliotecas, arquivos e museus de São Luís, tendo em vista se tratar de uma cidade Patrimônio Cultural da Humanidade e lócus de recuperação e uso da informação histórica. Pontua a necessidade do desenvolvimento e implementação da Educação Patrimonial, pois, esta reúne atividades que expandem os serviços desenvolvidos em bibliotecas, arquivos e museus, que por sua vez assumem também o papel de mediadoras do patrimônio cultural, este expressado em diferentes tipologias nesses espaços. Reforça a importância do planejamento e da gestão das atividades educativas desenvolvidas nesses importantes aparelhos culturais maranhense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício José Morais Costa, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (PGCULT-UFMA) e Professor do Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB).

Donny Wallesson dos Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Kláutenys Dellene Guedes Cutrim, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Docente do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão.

Publicado
2020-05-19
Como Citar
COSTA, M. J. M.; SANTOS, D. W. DOS; CUTRIM, K. D. G. Educação patrimonial em bibliotecas, arquivos e museus: : ações voltadas para a preservação e valorização do patrimônio cultural de São Luís-MA. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, v. 2, n. 3, p. 84-103, 19 maio 2020.