Processo ensino-aprendizagem no campo da organização da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v2i3.13686

Resumo

Objetiva apresentar o percurso didático do processo ensino-aprendizagem na disciplina Organização da Informação em uma turma de pós-graduação lato sensu em Gestão de Unidades de Informação. Reflete a prática de ensino nas instâncias bases da área de Organização da Informação, no campo da Ciência da Informação. Justifica-se pela discussão e relevância didática aplicadas no processo de formação dos discentes, desenvolvendo habilidades e competências no exercício profissional. Caracterizado como um estudo do tipo documental, empírico qualitativo e descritivo interpretativo, a pesquisa apresenta como resultado um mapeamento do processo de ensino-aprendizagem da disciplina em questão. Os resultados apoiam-se em três eixos fundamentais que descrevem: a) a proposta do curso de especialização em Gestão de Unidades de Informação para a formação do Especialista Gestor de UIs; b) a proposta da disciplina
Organização da Informação, considerando o plano de ensino bem como seus elementos constituintes, como ementa e objetivo; e, por fim, o mapeamento do percurso didático. Colabora fortemente com o campo da Educação em Ciência da Informação ao introduzir aspectos pedagógicos como a Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, umavez que este tipo de metodologia parte da observação do recorte da realidade associando-a ao tema pertinente de estudo. O uso e aplicação do Arco de Maguerez é percebido como um caminho metodológico voltado à formação profissional, e ao ser explorado neste estudo apoiou-se nos interesses do desenvolvimento e exercício do especialista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Mozart de Santana Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2020-05-20

Como Citar

NASCIMENTO, Felipe Mozart de Santana. Processo ensino-aprendizagem no campo da organização da informação. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 2, n. 3, p. 123–140, 2020. DOI: 10.33467/conci.v2i3.13686. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/13686. Acesso em: 29 mar. 2024.