O domínio patrimônio cultural na formação do bibliotecário:

interseções e possibilidades de abordagem no Currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão

  • Maurício José Morais Costa Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB) https://orcid.org/0000-0002-0759-9285
  • Valdirene Pereira da Conceição Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Donny Wallesson dos Santos Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Kláutenys Dellene Guedes Cutrim Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Palavras-chave: Curso de Biblioteconomia da UFMA., Patrimônio Cultural na Biblioteconomia, Patrimônio Cultural e Formação do Bibliotecário

Resumo

Inserção dos estudos em patrimônio cultural na formação do bibliotecário. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, de natureza exploratória com fins analíticos e descritivos, acerca do currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão com objetivo de analisar as possibilidades de interseção e abordagem do patrimônio cultural na formação de seus bibliotecários. Discute os conceitos de patrimônio cultural em autores como Cutrim (2011), Choay (2001), Castro (2008), além de um recorte histórico da evolução curricular da Biblioteconomia por meio de Pinto (2015), Castro (2000), Fonseca (1979) e Almeida e Baptista (2013), dentre outros autores. Detém-se na análise do currículo da Biblioteconomia em vigor na UFMA para fins de identificação de disciplinas, núcleo e eixos que possam se relacionar com o tema do patrimônio cultural. Resulta na constatação da ausência de disciplinas que tratem especificamente do tema, porém detecta possibilidades transversais de inserção dos conteúdos referentes ao patrimônio cultural nos eixos estruturantes da matriz curricular do curso
analisado. Ressalta ainda a necessidade de outros estudos que investiguem as interseções entre o patrimônio cultural e formação do bibliotecário, haja vista ele fazer parte do escopo da sua prática, promovendo a democratização da informação referente aos bens culturais, materiais e imateriais, e seus desdobramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício José Morais Costa, Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB)

Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (PGCULT-UFMA) e Professor do Centro Universitário Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB).

Valdirene Pereira da Conceição, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e Professora Associada do Departamento de Biblioteconomia - UFMA.

Donny Wallesson dos Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Kláutenys Dellene Guedes Cutrim, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e professora do Departamento de Turismo e Hotelaria e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA).

Referências

ALMEIDA, N. B. F.; BAPTISTA, S. G. Breve histórico da Biblioteconomia brasileira: formação do profissional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013. Anais[...] Florianópolis: FEBAB, 2013.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 1988.
CAMARGO, C. R. A construção da memória na sociedade global. Identidades sociais: local x global. Patrimônio e Memória, São Paulo, v. 2, p. 45-53, 2006.
CASTRO, C. A. História da Biblioteconomia Brasileira: perspectiva histórica. Brasília, DF: Thesaurus, 2000. 287p.
CASTRO, C. História, cultura e patrimônio documental. In: CASTRO, C. Pesquisando em arquivos. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2008.
CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
CONCEIÇÃO, V. P.; VETTER, S. M. J.; COSTA, M. J. M. A catalogação nos currículos do Curso de Biblioteconomia do Maranhão. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE CATALOGAÇÃO, 9., 2013. Anais[...] Rio de Janeiro: BN, 2013.
CUTRIM, K. D. G. Patrimônio da humanidade: a edificação discursiva da cidade de São Luis nas políticas de preservação do Estado. 2011. 187f. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2011.
FIGUEIREDO, F. B. Elementos da cultura popular maranhense na formação do bibliotecário: o simbolismo do bumba meu boi. 2018. 67f. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.
FONSECA, M. C. L. O patrimônio em processo: trajetória da política federal da preservação no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. IPHAN, 2005.
MARTINS, A. L. Fontes para o patrimônio cultural. Uma construção permanente. In: LUCA, T. R.; PINSKY, C. B. (Org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009. p. 281-305.
MATA, M. L.; CASARIN, H. C. S. A formação do bibliotecário e a competência informacional: um olhar através das competências. In: VALENTIM, M. (Org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 301-318.
MUELLER, S. M. P. O ensino de Biblioteconomia no Brasil. Ci. Inf., v. 14, n. 1, p. 3-15, jan./jun. 1985.
PINTO, E. M. História do ensino de Biblioteconomia no Brasil: da Fundação Biblioteca Nacional à criação da Universidade de Brasília. 2015. 67f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
PROJETO político-pedagógico do Curso de Biblioteconomia. São Luis: UFMA, 2006. 71 p.
RUSSO, L. G. M. A Biblioteconomia brasileira: Rio de Janeiro: INL, 1966. 357p.
SANT’ANNA, J. A cultura como elemento agregador para as unidades de informação: pluralizando manifestações culturais. Rev. Digit. Bibliotecon. Cienc. Inf., Campinas, v. 15, n. 1, p. 82-98, jan./abr. 2017.
Publicado
2020-05-22