ANÁLISE DE CONCEITOS SOBRE VALOR DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação http://orcid.org/0000-0003-4248-5934
  • Juliana Venancio Ançanello UNESP

DOI:

https://doi.org/10.33467/conci.v1i1.9343

Palavras-chave:

Valor da Informação, Conceitos de Informação, Custo da Informação

Resumo

A informação se constitui em um dos objetos de estudos da Ciência da Informação, entretanto não possui uma definição única e amplamente aceita pela comunidade acadêmica. Do mesmo modo, o conceito de valor também é compreendido sob diferentes perspectivas e de acordo com o enfoque de cada campo científico. Nessa perspectiva, há certa dificuldade em se estabelecer o que é uma informação de valor e como ocorre o processo de agregação de valor. Nesse intuito, analisou-se conceitos e definições sobre ‘valor da informação’ no âmbito da Ciência da Informação. A pesquisa é de natureza qualitativa e, para tanto, realizou-se a análise de textos relevantes da área sobre a referida temática aplicando os métodos ‘Análise de Conteúdo’ e a ‘Análise de Redes Sociais’. A literatura analisada evidenciou que a compreensão sobre ‘valor da informação’ é múltipla, ou seja, refere-se a distintas perspectivas, uma vez que sua compreensão está relacionada ao sujeito cognoscente, bem como ao contexto em que está inserido, a sua utilidade e aplicação. Verificou-se o tipo de valor e, assim, foi possível relacioná-lo a um determinado contexto organizacional, considerando as características específicas do ambiente em que está inserido. Ressalta-se que a noção de valor também se confunde com a sua condição monetária (custo), mesmo que está não seja diretamente relacionada ao seu real ou potencial valor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Professora Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018. Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha, 2012. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp, 2009. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), 2001. Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), 1995. Docente de graduação e pós-graduação da Unesp, campus de Marília. Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de inteligência organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura informacional desde 2002. Líder do Grupo de Pesquisa, Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto de pesquisa 'Processos de compartilhamento e socialização do conhecimento em ambientes empresariais. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Unesp, campus de Marília, gestão 2017-2021. Organizadora e autora de vários livros na área. Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019.

Juliana Venancio Ançanello, UNESP

Graduanda em Biblioteconomia UNESP - Campus Marília.

Downloads

Publicado

2018-07-23

Como Citar

VALENTIM, Marta Lígia Pomim; ANÇANELLO, Juliana Venancio. ANÁLISE DE CONCEITOS SOBRE VALOR DA INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. ConCI: Convergências em Ciência da Informação, Aracaju, v. 1, n. 1, p. 26–46, 2018. DOI: 10.33467/conci.v1i1.9343. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/conci/article/view/9343. Acesso em: 29 mar. 2024.