MÚLTIPLAS RELAÇÕES ENTRE ARQUIVOLOGIA, BIBLIOTECONOMIA MUSEOLOGIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Cariri
Palavras-chave: Arquivologia. Biblioteconomia. Museologia. Ciência da Informação. Fundamentos – históricos – epistemológicos – curriculares – disciplinares – aplicacionais.

Resumo

Trata das relações entre Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Ciência da Informação. O ponto de partida do presente artigo foi sintetizado na seguinte pergunta: Quais possíveis relações entre Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia no âmbito de suas similaridades e particularidades, passíveis de múltiplas perspectivas de desenvolvimento e aplicação em comum? O objetivo do artigo é abordar as múltiplas possibilidades de relação entre Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação no âmbito dos fundamentos históricos, epistemológicos, curriculares, disciplinares e aplicacionais. A metodologia do artigo se constitui em uma pesquisa exploratória delineada por uma revisão bibliográfica. Conclui-se que as relações entre Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação se dão através de categorias de ação sustentadas por fundamentos históricos, epistemológicos, curriculares, disciplinares e aplicacionais.

Biografia do Autor

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Cariri
Professor da Graduação e do Programa de Pós-Graduação (Mesttrado Profissional) em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Coordenador da Área de Comunicação e Informação para Programas Profissionais (Capes). Vice-Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia - 3 Região (CRB3).
Publicado
2019-01-08