v. 1 n. 2 (2018): Anais do 2º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação – 2º ERECIN N-NE

					Visualizar v. 1 n. 2 (2018): Anais do 2º Encontro Regional Norte-Nordeste de Educação em Ciência da Informação – 2º ERECIN N-NE
Edição Especial
Publicado: 2018-11-09

Editorial

  • EDITORIAL

    Martha Suzana Cabral Nunes, Telma de Carvalho
    01
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10280

Eixo 1

  • A FORMAÇÃO DO ARQUIVISTA GESTOR NO CURSO DE ARQUIVOLOGIA DA UFPB

    Márcia Ivo Braz, Rayan de Brito Feitoza Feitoza, Felipe Mozart Nascimento
    02-09
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10205
  • PERFIL PROFISSIONAL DOCENTE DOS CURSOS DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO NORDESTE

    Márcia Ivo Braz, Cristiano Cosme Santos dos Anjos
    10-17
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10206
  • A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE MUSEÓLOGOS

    Ranielle Menezes Figueiredo, Sura Souza Carmo
    18-25
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10207
  • A FORMAÇÃO DOS(AS) BIBLIOTECÁRIOS(AS) FRENTES ÀS NOVAS POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO: análise das propostas pedagógicas dos cursos de Biblioteconomia do Norte e do Nordeste do Brasil

    Raimunda Fernanda dos Santos, Carla Beatriz Marques Felipe
    26-33
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10208
  • TIPOLOGIA DOCUMENTAL: Departamento Pessoal em foco record

    Luciana Davanzo Tonezer, Maria Fabiana Izídio de Almeida, Marcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano, Walter Moreira
    34-41
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10209
  • TRATAMENTO TÉCNICO NOS CAMPOS DA MUSEOLOGIA E BIBLIOTECONOMIA

    Ludmila Silva Oliveira, Thiago Lima Souza, Marcos Breno Andrade Leal, Ranielle Menezes de Figueiredo
    42-48
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10210
  • A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE LAZER CULTURAL E FORMAÇÃO DO LEITOR

    Valéria Aparecida Bari, Isis Carolina Garcia Bispo, Melânia Lima Santos
    49-56
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10211

Eixo 2

  • PLANEJAMENTO E GESTÃO DO PROCESSO DE AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS: experiências de aprendizado no curso de Biblioteconomia

    Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira, Raimunda Ramos Marinho
    57-65
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10212
  • PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CAMPO DA ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

    Márcia Ivo Braz, Felipe Mozart Nascimento, Rayan de Brito Feitoza
    66-73
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10213
  • O USO DE JOGOS DE EMPRESAS PARA EVIDENCIAR A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO

    Patrícia Zuccari
    74-82
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10217
  • ANÁLISE DE RELACIONAMENTOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO E EMPRESAS DO CLUSTER ELETROELETRÔNICO DE GARÇA/SP

    Regina Ferreira da Rocha, José Paulo Alves Fusco, Deise Deolindo Silva
    83-91
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10218
  • GESTÃO DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA: aplicação na Educação

    Regina Ferreira da Rocha, Maria Marta Emydio
    92-99
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10221
  • APLICAÇÃO DO OBJETO INFORMAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: maneiras de popularizar a Ciência da Informação perante a sociedade

    Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Ieda Pelógia Martins Damian, Camila de Biaggi
    100-107
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10220
  • AS DISCIPLINAS METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDOS E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: um olhar acadêmico

    Claudia Maria Pecegueiro, Cenivalda Miranda de Sousa Teixeira
    108-114
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10222
  • DISPOSITIVOS INTELIGENTES: o uso do RFID em bibliotecas nacionais e internacionais

    Thiago Lima Souza, Telma de Carvalho
    115-122
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10232
  • METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE BIBLIOTECÁRIOS: uma necessidade emergente

    Barbara França Barcellos, Telma de Carvalho
    123-130
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10233
  • A MEDIAÇÃO DE LEITURA LITERÁRIA AOS SURDOS UNIVERSITÁRIOS POR MEIO DOS QUADRINHOS

    Valéria Aparecida Bari, Shirley dos Santos Ferreira, Vanderlea Nóbrega Azevedo Cortes
    131-137
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10234
  • A BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA COMO ESPAÇO DE COWORKING: percepção de uso por estudantes do curso de administração da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana

    Telma de Carvalho, Raquel Gonçalves da Silva de Araújo Fernandes, Makson de Jesus Reis
    138-144
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10246
  • ABORDAGENS E FERRAMENTAS NO ENSINO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA

    Roosewelt Lins, Mariana Viégas Guterres
    145-152
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10247

Eixo 3

  • PRÁTICAS DE EXTENSÃO RELATIVAS À INSERÇÃO DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: maneiras de expandir a atuação do profissional da informação no mercado de trabalho

    Beatriz Rosa Pinheiro dos Santos, Camila de Biaggi, Ieda Pelógia Martins Damian
    153-159
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10248
  • METODOLOGIAS ATIVAS: UMA AÇÃO COLABORATIVA PARA A FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES

    Sílvio Luiz de Paula, Mariana Cavalcanti Falcão de Albuquerque, Brunna Carvalho Almeida Granja, Claudinete de Fátima Silva Oliveira Santos
    160-167
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10268
  • ADOÇÃO DA OPEN PEER REVIEW NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

    Joana Coeli Garcia, Maria das Graças Targino, Kleisson Lainnon Silva
    168-174
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10269
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM BIBLIOTECONOMIA: EXPERIÊNCIA NA BIBLIOTECA PATATIVA DO ASSARÉ DO COLÉGIO OBJETIVO EM JUAZEIRO DO NORTE-CE

    David Vernon Vieira, Wesley Ferreira Cavalcante, Maria Daiane de Oliveira Lima
    175-181
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10272
  • DIAGNÓSTICO SOBRE ACERVO INCLUSIVO NAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS DE SERGIPE

    Telma de Carvalho, Lorena Bomfim Bastos
    182-188
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10274
  • DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO DA UFS

    Marta Suzana Cabral Nunes, Augusto Cesar Vieira dos Santos, Sueli Maria Silva Pereira, Euder de Jesus Costa
    189-195
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10275
  • PERCEPÇÕES SOBRE A MONITORIA NA DISCIPLINA “ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE BIBLIOTECAS II” DO BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA

    Jaqueline Santos Barradas, Claudia Santos Souza
    196-202
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10276

Eixo 4

  • ESTUDO DA ACESSIBILIDADE NOS MUSEUS DE ARACAJU: uma investigação

    Cristina Almeida Barroso, Dayane Felix Andrade, Lorenna Sayonara Santos
    203-209
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10277
  • O ENSINO DAS PRÁTICAS DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E SOBRE DIVERSIDADE DE GÊNERO FRENTE À FORMAÇÃO DO (A) BIBLIOTECÁRIO (A)

    Erinaldo Dias Valério, Raimunda Fernanda Santos
    210-217
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10278
  • ESTUDO DE CASO DA DISCIPLINA GÊNERO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

    Daniella Alves, Fernanda Silva Costa, Laelson Felipe da Silva, Gisele Rocha Cortes, Edvaldo Carvalho Alves
    218-225
    DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v1i2.10279