Ulisses e a Constituição: Uma Possível Hermenêutica Crítica da Contemporaneidade Civil-Constitucional.

Autores

  • Ricardo Aronne PUC/RS

Resumo

Seja permitido àquele que quita a dívida portável escolher o lugar do pagamento. E quando este é feito mediante a Escritura, o lugar está sempre na alteridade, pois dá voz à pessoa. De um sempre ao outro. Se aqui uma dívida será paga, de início o faço na primeira pessoa, sem ofender os rigores da forma.
Quando se apagavam as luzes das sala de defesa da UFPR, exatamente uma semana antes dessas linhas começarem a tomar forma, o preclaro presidente dos trabalhos, meu sempre orientador, Prof. Dr. Luiz Edson Fachin, declarava haver, eu, um crédito e um débito junto à comunidade acadêmico-jurídica, após minha defesa em banca. O crédito se consolidava na titulação pós-doutoral em Direito Privado naquele nobre Sodalício, então outorgada; o débito consistia na concretização de um texto acessível aos saberes jurídicos tradicionais, no debastar da radical transdisciplinaridade que caracterizara o texto consubstanciador da tese aprovada e dialogasse transparadigmaticamente com mais porosidade para as gerações mais jovens, provincianas nos rudimentos filosóficos do ensaio da Tese.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Aronne, PUC/RS

Professor Titular dos Programas de Mestrado e Doutorado da PUCRS, Pós-Doutor em Direito Privado/UFPR, Doutor em Direito Civil e Sociedade/UFPR, Mestre em Direito do Estado/PUCRS, Especialista em Direito Processual/PUCRS, Pós-Doutorando em Filosofia Pura, Matemática Contemporânea, Engenharia de Sistemas e Microfísica.

Downloads

Publicado

2014-08-16

Como Citar

Aronne, R. (2014). Ulisses e a Constituição: Uma Possível Hermenêutica Crítica da Contemporaneidade Civil-Constitucional. DIKÉ – Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Direito Da Universidade Federal De Sergipe, 3(1), 109 a 154. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/dike/article/view/2878