Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O trabalho é inédito e não está sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica ou foi publicado em outro periódico científico, de forma total ou parcial.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O “Resumo da Biografia” do(s) autor(es) foi preenchido de forma completa, incluindo titulação acadêmica e respectiva instituição; área de estudos e linha de  pesquisa; atividades que desempenha; instituição a que está vinculado; endereços residencial, profissional e eletrônico.
  • A autoria do arquivo eletrônico foi removida em "Propriedades do documento", permitindo a "avaliação às cegas".
  • O trabalho está com extensão entre 12 a 20 páginas.
  • As figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento ou na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página "Sobre a Revista".
  • O(s) autor(es) possui(em) o registro ORCID e ele está devimente informado no perfil do usuário.

Diretrizes para Autores

1 Instruções iniciais
O trabalho submetido à Revista EDaPECI deve ser inédito e não pode estar sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica ou ter sido publicado em outro periódico científico, de forma total ou parcial. Os artigos deverão ser submetidos exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), no endereço https://seer.ufs.br/index.php/edapeci, pelo qual o(s) autor(es) poderá(ão) acompanhar o andamento do trabalho. Recomenda-se que o(s) autor(es), inicialmente, conheçam as "Condições para submissão" à revista.  Os trabalhos poderão ser redigidos nos idiomas Português, Espanhol ou Inglês, e serem submetidos a qualquer época. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. Como parte do processo de submissão, os autores devem, obrigatoriamente, verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens destas diretrizes. Ressalta-se que todos os pesquisadores que venham a submeter produções à Revista EDaPECI deverão possuir o registro ORCID. Trata-se de um identificador único, destinadoà área acadêmica e de pesquisa. O registro é gratuito e pode ser realizado no site https://orcid.org/

2 Formas de apresentação de textos
2.1  Artigos: revisão crítica ou resultado de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual sobre um tema que atenda o foco e escopo da Revista EDaPECI, de 12 a 20 páginas.
2.2 Resenha de livros: livros publicados sob tema de interesse da Revista EDaPECI, de 02 a 05 páginas.
2.3 Editorial: de responsabilidade dos editores, podendo ser redigido por um convidado, mediante solicitação do Editor Gerente, de 01 a 03 páginas.

3 Itens de verificação para submissão
Os trabalhos a serem apreciados pelos editores e revisores seguirão a ordem de recebimento e obedecerão aos seguintes critérios de apresentação:
a) todas as submissões devem, obrigatoriamente, conter os metadados, sem os quais o artigo não prosseguirá no processo de avaliação. Ressalta-se a necessidade de atenção pelo(s) autor(es) no preenchimento dos metadados, em especial, aos relacionados ao nome completo, resumo de biografia e afiliação institucional (mais detalhes no item na seção "4", item "u" destas diretrizes).
b) o número máximo de autores admitidos por trabalho submetido é quatro;
c) a autoria do arquivo eletrônico deve ser removido em "Propriedades do documento", permitindo a "avaliação às cegas". Isso é realizado, na maioria dos editores de textos, na opção do menu "Arquivo".
d) as normas de apresentação do trabalho deve estar em conformidade com as diretrizes da EDaPECI.
e) o(s) autor(es) devem ter total atenção com a correção ortográfica, coerência e coesão do texto submetido.
f) não serão permitidos anexos e apêndices ao artigo;
g) caso sejam necessários agradecimentos, eles deverão constar em parágrafo independente, ao final do artigo.

4 Normas gerais para apresentação de trabalhos

a) as páginas do trabalho devem ser formatadas conforme a seguir:
- em padrão A4;
- com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm;
- o texto deve estar sob alinhamento justificado (entre margens esquerda e direita);
- o texto deve estar com espaçamento entre linhas de 1,5, exceto em citações destacadadas, que deverão constar sob espaçamento simples (mais detalhes no item "t" destas diretrizes).
- a abertura de parágrafo deve ser de 1,25cm da margem esquerda;
- a fonte para o corpo do texto deve ser Calibri Light, tamanho 12. Para citações destacadas (acima de três linhas) a fonte a ser utilizada é Calibri Light tamanho 10, com recuo de 4cm da margem esquerda e espaço entre linhas simples (mais detalhes no item "t" destas diretrizes);
- as páginas devem ser numeradas na margem superior direita, em fonte Calibri Light tamanho 11;
- os títulos das seções deverão constar em letras maiúsculas, em negrito e sem ponto entre o numeral e o título. As subseções deverão ser numeradas (2.1, 2.2, 2.3...), seguidas dos seus títulos em letras maiúsculas, mas sem negrito.

b) as seções devem estar organizadas na seguinte sequência, com a indicação numérica:
1 INTRODUÇÃO - deve constar a justificativa e os objetivos. Não deve ser colocado ponto entre o numeral e o título da seção, o qual deve estar em letra maiúscula e em negrito;
2 REFERENCIAL - deve constar o referencial que embasa a pesquisa.
3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS - deve detalhar as técnicas, instrumentos e abordagem de análise da pesquisa.
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO - deve constar os resultados do estudo, trazendo a relação com o referencial adotado.
5 CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS
6 REFERÊNCIAS - devem estar de acordo com a norma ABNT NBR 6023/2002: Informação e documentação - Referências - Elaboração.

c) as notas de rodapé devem ser precedidas de numeração arábica, em fonte Calibri Light tamanho 10, espaço entre linhas simples e alinhamento justificado.

d) o título do trabalho, com no máximo 15 palavras e sem referência à autoria, deve constar em letras maiúsculas, em negrito e centralizado.

 e) os resumos devem expor sinteticamente a descrição, os objetivos, a metodologia, os principais resultados e as conclusões. Conter informações qualitativas e quantitativas e dados essenciais:
- descrição – indica o tipo de artigo a ser analisado (revisão sistemática, estudo de caso, etc.);
-  objetivo – descreve as razões pelas quais o trabalho foi realizado, o que se buscou demonstrar e a natureza do problema tratado;
-  metodologia – descreve a abordagem teórica ou metodológica empregada, as principais técnicas utilizadas, indica as fontes dos dados e o modo como estes foram utilizados, quais os conceitos desenvolvidos e como foram analisadas as variáveis;
- resultados – descrevem sucintamente as descobertas significativas e importantes da pesquisa;
- conclusão – descreve as implicações dos resultados, especialmente como se relacionam aos objetivos do trabalho, e pode incluir recomendações, aplicações, sugestões e avaliações;
- os resumos não devem referências ou informação pessoal.

f) o resumo deve, obrigatoriamente, constar no idioma Português, Inglês e Espanhol (nesta sequência), com no máximo de 200 palavras, em fonte Calibri Light tamanho 10 e entre linhas simples. As palavras Resumo, Abstract e Resumen devem constar em negrito e apenas com a letra inicial maiúscula. Nos trabalhos em idioma Espanhol devem constar os resumos em Português e Inglês. Os trabalhos em Inglês, devem ser acompanhados dos resumos em Português e Espanhol.

g) após os resumos, com um espaço simples, devem constar as Palavras-chave, Keywords e Palabras clave. Com o mínimo de três e o máximo de cinco, essas palavras devem estar em ordem alfabética e separadas por ponto.

h) as Palavras-chave, Keywords e Palabras-clave devem se referir ao conteúdo do trabalho, podendo ser encontradas no vocabulário controlado:  Thesaurus Brasileiro de Educação, disponível em http://inep.gov.br/thesaurus-brasileiro-da-educacao.

i) obrigatoriamente, as ilustrações (quadros, gráficos, fluxogramas, fotografias, organogramas, etc.) e tabelas devem ser inseridas numeradas em sequência, próximas à citação no corpo do texto e encaminhadas em arquivo independentes. Estes arquivos devem ser compatíveis com processador de texto  Word for Windows (formatos: TIFF, GIF, BMP, JPG, PNG) com resolução mínima de 300 dpi. Os respectivos títulos devem constar na parte superior, alinhados entre as margens da ilustração ou tabela, em tamanho 12, com menção à fonte na parte inferior, sob o mesmo alinhamento do título, em tamanho 10. Exemplo:
Tabela 1 - Evolução das matrículas no ensino superior no Brasil, no período de 2000 a 2010. (tamanho 12)
Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (2015) (tamanho 10).

j) no corpo das tabelas não devem ser utilizadas linhas verticais ou horizontais. Em caso de dúvida, o autor pode consultar as Normas de Apresentação Tabular do IBGE, disponível em:
https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=223907

k) ao contrário das tabelas, os quadros devem ser fechados, com as linhas laterais, superior e inferior.

l) as ilustrações e tabelas reproduzidas de outras fontes já publicadas devem conter a indicação desta condição, na fonte após o título. Quando elaborado pelo autor deve ser citado na parte inferior:
Fonte: Elaboração própria. (tamanho 10).

m) as notas devem ser usadas apenas com finalidade de: observações complementares; realizar remissões internas e externas; introduzir uma citação de reforço e fornecer a tradução de um texto. As indicações das fontes bibliográficas deverão ser feitas no texto. Não devem ser colocar referências em notas de rodapé. Todas as fontes utilizadas pelo autor devem constar apenas na lista de referências.

n) as referências sobre as fontes utilizadas pelo autor devem de forma completa, em lista única ao final do artigo. A exatidão e a adequação das citações e referências a trabalhos consultados e mencionados no texto são de responsabilidade do autor.

o) as siglas utilizadas no trabalho devem constar por extenso na primeira vez em que for empregada, acompanhada da sigla entre parênteses. A partir disso, bastará utilizar apenas a sigla no decorrer do trabalho.
Exemplo: Na primeira citação, deve ser adotado "Universidade Federal de Sergipe (UFS)". Ao longo do texto, deverá ser adotada apenas a sigla "UFS".
 
p) para os casos de siglas que são pronunciadas em sílabas separadas, elas devem ser grafadas apenas com a inicial maiúscula. Exemplo: Biblioteca Central (Bicen).

q) as siglas dos estados da federação devem ser gravadas entre parênteses, após o nome da cidade. Exemplo: Aracaju (SE)

r) sobre os destaques no texto, o uso de negrito deve ficar restrito aos títulos do trabalho e das seções primárias. O uso do itálico só deve ser utilizado para grifar palavras estrangeiras. Exemplo: web, blog.

s) na organização de alíneas para enumeração de texto deve ser adotado, exclusivamente, a ordem alfabética. Nenhum outro tipo de marcadores poderá ser utilizado, como (Ø), (*), (·), (Þ).
Exemplo:
a) noções de tecnologia inovadora;
b) inovações pedagógicas digitais;
c) rede na web;
d) hipertexto e imagem.

t) as citações com até três linhas devem vir entre aspas, dentro do parágrafo, acompanhadas por uma chamada entre parênteses para o autor, o ano e o número da página da publicação. Exemplo: Segundo Santos (2003, p.1) “[...] o pensamento científico é ....”. Já as citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem aspas, em corpo 10.
Exemplo:
[...] nas ciberinstalações e nos eventos de telepresença, tanto o mundo lá fora passa a se integrar no mundo simulado através de trocas incessantes, por exemplo, quando se faz uso dewebcams, quanto o receptor passa a habitar mentalmente o mundo simulado enquanto seu corpo físico se encontra plugado para permitir a viagem imersiva, algo que a metáfora da Matrix soube ilustrar à perfeição. (SANTAELLA, 2003, p. 179).

u) as "Referências" (somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto, em ordem alfabética por sobrenome  do autor; devem ser alinhadas totalmente à esquerda, e elaboradas de acordo com a ABNT NBR 6023/2002. Referências devem ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro do parênteses (SILVA, 1995, p. 43) e com apenas inicial minúscula quando inseridas na frase: Segundo Silva (1995, p.43). Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, deve ser acrescentado à identificação uma letra ao ano para cada publicação: (SILVA, 1995a, p.35).
Alguns exemplos de referências:
- Livro
SOBRENOME, Nomes. Título do livro (em negrito). Local de edição: Editora, ano da publicação.
- Capítulo de livro
SOBRENOME, Nome (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro (em negrito). Local de edição: Editora, ano de publicação. p. (página inicial) - (página final do capítulo).
- Artigo
SOBRENOME, Nome. Título do Artigo. Nome da revista (em negrito), Local de edição, v. 1, n. 10, p. (página inicial) - (página final), ano da publicação.
- Tese/Dissertação
SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação (em negrito). Data de publicação. (número de folhas) f. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em ...) - Universidade ..., local da defesa, ano da defesa.
- Evento
SOBRENOME, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO (letras maiusculas), 5. (número da edição do evento), Cidade, data. Anais... (em negrito)Local de edição: Editora, data. p. (página inicial do trabalho)-(página final do trabalho).
- Consultas Online (endereço da internet)
Autor ou nome da instituição principal. Título do documento (em negrito). Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês(abreviado) ano.

5 Da avaliação e pareceres dos trabalhos submetidos à Revista EDaPECI
Os trabalhos submetidos são avaliados “às cegas” (sem identificação de autoria) pelo Conselho Deliberativo e pela(s) Comissão Editorial Nacional e/ou Internacional da revista, com reconhecida competência nos temas abordados, diversificados regional e institucionalmente, com parecer final da editoria científica. O prazo máximo para o processo avaliativo é de três meses. Os aspectos considerados na avaliação dos artigos são os seguintes:
- questões referentes à forma: os aspectos gramaticais e estilísticos.
- questões referentes ao conteúdo: a relevância do tema abordado, a definição da questão principal, a estrutura, o desenvolvimento e a conclusão do trabalho.
Os pareceres envolvem quatro tipos de julgamento:
- aceitar – o trabalho é aceito, aprovado e programado para publicação, podendo sofrer eventuais ajustes (respeitando-se o estilo e as opiniões dos autores, com vista a manter a qualidade editorial da revista.) na fase de revisão final do texto e do layout. Uma vez que o trabalho é aceito, o(s) autor(es) são informados por e-mail (conforme contato principal informado na submissão), via sistema da revista.
- revisões requeridas – O artigo é aprovado, desde que sejam realizadas as modificações solicitadas pelos avaliadores (pareceristas). Com isso, o(s) autor(es) devem providenciar os ajustes no trabalho, enviando nova versão para avaliação final.
- rejeitado – O artigo é recusado, sendo o(s) autor(es) informados sobre esta decisão dos avaliadores (pareceristas).
- rejeitado "Submissão Inadequada" – O artigo é rejeitado por se tratar de submissão não adequada ao foco e escopo da revista.
Destaca-se que o trabalho será enviado a dois avaliadores (pareceristas). Havendo divergência de avaliação, o trabalho será encaminhado para um terceiro parecerista, defindo, assim, o resultado final da submissão.

6 Orientações gerais
Ressalta-se que, ao submeter um trabalho à Revista EDaPECI, o(s) autor(es) devem estar cientes de que a aprovação final é de responsabilidade da editoria científica do periódico. O atendimento das condições especificadas nas “Normas gerais para a apresentação de trabalhos” é imprescindível à publicação. A aceitação do trabalho submetido implica automaticamente a cessão dos direitos autorais sobre ele ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da Universidade Federal de Sergipe (Seer-UFS)/ Revista EDAPECI. O(s) autor(es) mantém(êm) o(s) direitos autorais e concede(em) à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, a qual permite o compartilhamento do material com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Eventuais casos omissos nestas diretrizes serão alvo de avaliação pelo Conselho Deliberativo da Revista EDaPECI.

Licença: CreativeCommons
Atribuição-NãoComercial CC BY-NC
ISSN 2176-171X

Indexadores:
Web of Science - Emerging Sources Citation Index ;
Directory of Open Access Journals - DOAJ
European Reference Index for the Humanities and Social Sciences - ERIH PLUS
Mir@bel - Réseau Mirabel
Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal - LATINDEX;
Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras - DIADORIM;
Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa - IRESIE;
Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB;
Red Latinoamericana de Revistas - LATINREV;
Fundación Dialnet - DIALNET;
Ulrichsweb: Ulrich’s Periodicals Directory;
Directory of Research Journals Indexing - DRJI;
Journals for Free;
Portal Periódicos - CAPES;
Catálogo de Periódicos de Livre Acesso da Comissão Nacional de Energia Nuclear/Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - LIVRE
Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia;
Sumários de Revistas Brasileiras -  SUMÁRIOS.ORG;
Google Acadêmico

---------------------------------------------------------------------------------------------

1 Initial instructions
The article submitted to the EDaPECI Journal must be unpublished and must not be under analysis in any other scientific communication vehicle or have been published in another scientific journal, in whole or in part. Articles should be submitted exclusively by the Electronic Journal Editing System (SEER), at https://seer.ufs.br/index.php/edapeci, through which the author(s) may follow the progress of the work. It is recommended that the author(s) initially know the "Conditions for submission" to the journal. Papers may be written in Portuguese, Spanish or English, and submitted at any time. Submissions that are not in accordance with the rules will be returned to the authors. As part of the submission process, authors are required to verify the compliance of the submission with all items of these guidelines. It is important to note that all researchers who submit productions to the EDaPECI Journal must have the ORCID register. This is a unique identifier, destined to the academic and research area. The registration is free of charge and can be done at https://orcid.org/.

2 Ways of presenting texts
2.1 Articles: critical review or result of empirical, experimental or conceptual research on a theme that meets the focus and scope of the EDaPECI Journal, from 12 to 20 pages.
2.2 Book reviews: books published under the EDaPECI Journal theme of interest, from 02 to 05 pages.
2.3 Editorial: the responsibility of the editors, and can be written by a guest, upon request of the Managing Editor, from 01 to 03 pages.

3 Checking items for submission
The papers to be considered by the editors and reviewers will follow the order of receipt and will obey the following criteria of presentation:
a) all submissions must contain the metadata, without which the article will not continue in the evaluation process. The need for attention by the author(s) in the completion of the metadata, especially those related to the full name, biographical abstract and institutional affiliation is highlighted (more details in section "4", item "u" of these guidelines).
b) the maximum number of authors admitted per paper submitted is four;
c) the authorship of the electronic file must be removed in "Document Properties", allowing "blind evaluation". This is done, in most text editors, in the "File" menu option.
d) the rules of presentation of the work must be in accordance with the EDaPECI guidelines.
e) the author(s) must pay full attention to the spelling correction, coherence and cohesion of the submitted text.
f) annexes and appendices to the article will not be allowed;
g) if acknowledgments are necessary, they should appear in a separate paragraph at the end of the article.

4 General rules for the presentation of papers

a) the pages of the work should be formatted as follows:
- in standard A4;
- with top and left margins of 3 cm and bottom and right margins of 2 cm;
- the text must be under justified alignment (between left and right margins);
- the text should be 1.5 line spaced, except in highlighted citations, which should be under single spacing (more details in item "t" of these guidelines).
- the paragraph opening should be 1.25cm from the left margin;
- the font for the body of the text should be Calibri Light, size 12. For highlighted quotations (above three lines) the font to be used is Calibri Light size 10, with 4cm indentation from the left margin and space between single lines (more details in item "t" of these guidelines);
- the pages should be numbered in the upper right margin, in Calibri Light font size 11;
- section titles should appear in capital letters, in bold and with no dot between the numeral and the title. The subsections should be numbered (2.1, 2.2, 2.3...), followed by their titles in capital letters, but without bold.

b) The sections should be arranged in the following sequence, with the numerical indication:
1 INTRODUCTION - the justification and objectives must be included. No dot must be placed between the numeral and the section title, which must be in bold capital letters;
2 REFERENTIAL - the reference on which the research is based must be included.
3 METHODOLOGICAL PROCEDURES - must detail the techniques, instruments and approach of analysis of the research.
4 RESULTS AND DISCUSSION - the results of the study must be included, bringing the relationship with the reference adopted.
5 FINAL CONCLUSION or CONSIDERATIONS
6 REFERENCES - must be in accordance with ABNT NBR 6023/2002: Information and documentation - References - Preparation.

c) footnotes should be preceded by Arabic numerals, in Calibri Light font size 10, space between simple lines and justified alignment.

d) the title of the work, with a maximum of 15 words and no reference to authorship, must appear in capital letters, in bold and centralized.

e) the abstracts must summarize the description, objectives, methodology, main results and conclusions. They should contain qualitative and quantitative information and essential data:
- description - indicates the type of article to be analyzed (systematic review, case study, etc.);
- objective - describes the reasons why the work was carried out, what was sought to demonstrate and the nature of the problem addressed;
- methodology - describes the theoretical or methodological approach employed, the main techniques used, indicates the sources of the data and how they were used, which concepts were developed and how the variables were analyzed;
- results - briefly describes the significant and important findings of the research;
- conclusion - describes the implications of the results, especially how they relate to the objectives of the work, and may include recommendations, applications, suggestions and evaluations;
- summaries should not contain references or personal information.

f) the abstract must be in Portuguese, English and Spanish (in this sequence), with a maximum of 200 words, in Calibri Light font size 10 and between simple lines. The words Abstract, Abstract and Resumen must appear in bold and only with the initial capital letter. Abstracts in Spanish should be in Portuguese and English. Papers in English should be accompanied by abstracts in Portuguese and Spanish.

g) after the abstracts, with a simple space, must contain the Keywords and Palabras clave. With a minimum of three and a maximum of five, these words must be in alphabetical order and separated by periods.

h) Keywords, Keywords and Plabras-clave should refer to the content of the paper and can be found in the controlled vocabulary: Thesaurus Brasileiro de Educação, available at http://inep.gov.br/thesaurus-brasileiro-da-educacao.

i) illustrations (charts, graphs, flowcharts, photographs, organograms, etc.) and tables must be inserted numbered in sequence, close to the citation in the body of the text and sent in independent files. These files must be compatible with Word for Windows word processor (formats: TIFF, GIF, BMP, JPG, PNG) with a minimum resolution of 300 dpi. The respective titles should appear at the top, aligned between the margins of the illustration or table, in size 12, with mention of the font at the bottom, under the same alignment of the title, in size 10. Example:
Table 1 - Evolution of higher education enrollment in Brazil, from 2000 to 2010. (size 12)
Source: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (2015) (size 10).

j) no vertical or horizontal lines should be used in the body of the tables. In case of doubt, the author may consult the IBGE's Tabular Presentation Standards, available at
https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=223907

(k) Unlike the tables, the tables shall be closed with the side, top and bottom lines.

l) illustrations and tables reproduced from other published sources should contain an indication of this condition in the source after the title. When prepared by the author, it should be cited at the bottom:
Source: Own elaboration. (size 10).

m) the notes should be used only for the purpose of: complementary observations; making internal and external references; introducing a reinforcement citation and providing the translation of a text. The indications of the bibliographic sources should be made in the text. References should not be placed in footnotes. All sources used by the author should appear only in the list of references.

n) References on the sources used by the author should be complete, in a single list at the end of the article. The accuracy and adequacy of citations and references to works consulted and mentioned in the text are the author's responsibility.

o) the acronyms used in the work must appear in full the first time it is used, accompanied by the acronym in parentheses. From then on, only the acronym should be used during the work.
Example: In the first citation, "Universidade Federal de Sergipe (UFS)" should be adopted. Throughout the text, only the acronym "UFS" should be adopted.

p) for cases of acronyms that are pronounced in separate syllables, they should be written with only the initial capital letter. Example: Central Library (Bicen).

q) the acronyms of the states of the federation should be written in brackets after the city name. Example: Aracaju (SE)

r) on the highlights in the text, the use of bold should be restricted to the titles of the work and primary sections. The use of italics should only be used to italicize foreign words. Example: web, blog.

s) in the organization of paragraphs for enumeration of text, only alphabetical order shall be adopted. No other type of markers may be used, such as (Ø), (*), (-), (Þ).
Example: (Ø), (*), (-), (Þ):
a) notions of innovative technology;
(b) digital pedagogical innovations;
(c) web networking;
(d) hypertext and image.

t) quotations with up to three lines should come between quotation marks within the paragraph, accompanied by a call in parentheses for the author, the year and the page number of the publication. Example: According to Santos (2003, p.1) "[...] scientific thought is ...". Quotations with more than three lines should be highlighted with a 4 cm indentation of the left margin, without quotation marks, in body 10.
Example:
[...] in cyberinstallations and telepresence events, both the outside world becomes integrated in the simulated world through incessant exchanges, for example, when dewebcams are used, and the receiver starts to mentally inhabit the simulated world while its physical body is plugged in to allow the immersive journey, something that the metaphor of the Matrix was able to illustrate perfectly. (SANTAELLA, 2003, p. 179).

u) the complete "References" (only those cited in the text) should appear at the end of the text, in alphabetical order by author's last name; they should be aligned completely to the left, and elaborated according to ABNT NBR 6023/2002. References should have calls in the text by the author's last name(s), in uppercase, date and page, when inside parentheses (SILVA, 1995, p. 43) and with only a lowercase initial when inserted in the sentence: Segundo Silva (1995, p.43). If the same author cited has more than one publication in the same year, one letter per year should be added to the identification for each publication: (SILVA, 1995a, p.35).
Some examples of references:
- Book
SURNAME, Names. Title of the book (in bold). Place of edition: Publisher, year of publication.
- Chapter of the book
SURNAME, Name (of the author of the chapter). Title of the chapter. In: SURNAME, Name (Org.). Title of the book (in bold). Place of edition: Publisher, year of publication. p. (initial page) - (final page of the chapter).
- Article
SURNAME, Name. Article Title. Journal name (in bold), Place of publication, v. 1, n. 10, p. (initial page) - (final page), year of publication.
- Thesis/Dissertation
SURNAME, Name. Title of thesis/dissertation (in bold). Date of publication. (number of pages) f. Thesis/Dissertation (Doctorate/Master's degree in ...) - University ..., place of defense, year of defense.
- Event
SURNAME, Name. Title of the work. In: EVENT NAME (capital letters), 5. (edition number of the event), City, date. Annals... (in bold)Place of edition: Publisher, date. p. (initial page of the work)-(final page of the work).
- Online Consultations (internet address)
Author or name of main institution. Title of document (in bold). Available at: <Electronic address>. Access on: day month (abbreviated) year.

5 From the evaluation and opinions of papers submitted to EDaPECI Journal
The submitted papers are evaluated "blindly" (without identification of authorship) by the Deliberative Council and by the National and/or International Editorial Commission of the journal, with recognized competence in the themes addressed, diversified regionally and institutionally, with final opinion from the scientific editor. The maximum period for the evaluation process is three months. The aspects considered in the evaluation of the articles are the following:
- questions regarding form: grammatical and stylistic aspects.
- questions concerning the content: the relevance of the theme addressed, the definition of the main issue, the structure, development and conclusion of the work.
The opinions involve four types of judgment:
- acceptance - the work is accepted, approved and scheduled for publication, and may undergo eventual adjustments (respecting the style and opinions of the authors, in order to maintain the editorial quality of the journal.) in the final revision phase of the text and layout. Once the paper is accepted, the author(s) are informed by e-mail (according to the main contact informed at submission), via the journal system.
- Required revisions - The article is approved as long as the changes requested by the evaluators (referees) are made. With this, the author(s) must provide the adjustments in the work, sending a new version for final evaluation.
- Rejected - The article is rejected and the author(s) are informed about this decision by the evaluators (reviewers).
- Rejected "Inadequate Submission" - The article is rejected because it is not appropriate to the focus and scope of the journal.
It is highlighted that the paper will be sent to two evaluators (referees). In case of divergence of evaluation, the paper will be sent to a third evaluator, thus defending the final result of the submission.

6 General guidelines
When submitting a paper to the EDaPECI Journal, the author(s) should be aware that final approval is the responsibility of the journal's scientific editor. The fulfillment of the conditions specified in the "General Rules for the presentation of papers" is essential to the publication. Acceptance of the submitted manuscript automatically implies assignment of copyright on it to the Electronic System of Journal Editing of the Federal University of Sergipe (Seer-UFS)/ EDAPECI Journal. The author(s) retain(s) the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the material with recognition of authorship and initial publication in this journal.

Any cases omitted in these guidelines will be subject to evaluation by the EDaPECI Deliberative Council.

License:  Creative Commons Attribution-Noncommercial-SemDerivation 4.0 International License.
ISSN 2176-171X

Indexers:
Web of Science - Emerging Sources Citation Index ;
Directory of Open Access Journals - DOAJ
European Reference Index for the Humanities and Social Sciences - ERIH PLUS
Mir@bel - Réseau Mirabel
Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal - LATINDEX;
Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras - DIADORIM;
Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa - IRESIE;
Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico - REDIB;
Red Latinoamericana de Revistas - LATINREV;
Fundación Dialnet - DIALNET;
Ulrichsweb: Ulrich’s Periodicals Directory;
Directory of Research Journals Indexing - DRJI;
Journals for Free;
Portal Periódicos - CAPES;
Catálogo de Periódicos de Livre Acesso da Comissão Nacional de Energia Nuclear/Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - LIVRE
Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia;
Sumários de Revistas Brasileiras -  SUMÁRIOS.ORG;
Google Acadêmico

Artigos Gerais

A seção "Artigos Gerais" é destinada a todos(as) os(as) autores interessados(as) em submeter o seu trabalho à Revista EDaPECI. Para isso, os(as) autores(as) devem atender, integralmente, as "Diretrizes para autores".

The "General Articles" section is intended for all authors interested in submitting their paper to the EDaPECI Journal. To do so, authors must fully comply with the "Guidelines for Authors".

Educação e pesquisa online

O dossiê "Educação e pesquisa online" foi publicado na Revista EDaPECI, v. 16, n.2, de 2016, apresentando uma seleção de artigos do sobre a temática.

Educação a Distância Comunicação e interculturalidade

O dossiê "Educação a Distância Comunicação e interculturalidade" foi publicado na Revista EDaPECI, v. 16, n.1, de 2016, apresentando uma seleção de artigos do sobre a temática.

Metodologia do Ensino Superior com TIC

O dossiê "Metodologia do Ensino Superior com TIC " foi publicado na Revista EDaPECI, v. 15, n.1, de 2015, apresentando uma seleção de artigos do sobre a temática.

Dossiê: E-learning e B-learning: pesquisas e experiências docentes

O dossiê "E-learning e B-learning: pesquisas e experiências docentes" foi publicado na Revista EDaPECI, v. 14, n.1, de 2014, apresentando uma seleção de artigos do sobre a temática.

Seminário Nacional do EDaPECI: "Educação Digital na Contemporaneidade"

O dossiê "Educação Digital na Contemporaneidade" foi publicado na Revista EDaPECI, v. 15, n.3, de 2015, apresentando uma seleção de artigos do VI Seminário Nacional do EDaPEC (São Cristóvão/UFS, de 11 a 13.05.2015).

Interdisciplinaridade e Educação

O dossiê "Interdisciplinaridade e Educação" foi publicado na Revista EDaPECI, v. 16, n.3 de 2016, apresentando uma seleção de artigos do 3º Congresso Internacional de Interdisciplinaridade em Educação (Catalão/UFG, de 07 a 09.11.2016).

Ética em pesquisa em contextos educativos

O dossiê “Ética em pesquisa em contextos educativos”, foi publicado na Revista EDaPECI no v. 17, n. 2 de 2017 , tendo omo objetivo problematizar a ética no cotidiano de produção de conhecimento científico, em contextos de educação formal, informal e não formal, envolvendo artefatos culturais, midiáticos e tecnológicos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

The names and addresses given in this journal will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.