A formação de recursos humanos para trabalhar com as tecnologias da informação e comunicação na educação em Sergipe

Autores

  • Andréa Karla Ferreira Nunes Universidade Tiradentes - UNIT

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.33074.339-351

Resumo

Na atualidade a utilização dos recursos tecnológicos é um fato estabelecido, constata-se o uso das tecnologias em ambientes de trabalho, domiciliar e educacional. Contudo compreender como se deu a formação de recursos humanos para trabalhar com as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) na educação é algo que nos remete a trajetória de implantação de Programas e Projetos em nível nacional e local que contribuíram para formação de profissionais para trabalhar na área das TIC. Entender o movimento da formação de recursos humanos para trabalhar com as TIC nas escolas sergipanas foi fruto de pesquisa realizada no curso de Pós-graduação do doutorado em educação da Universidade Federal de Sergipe. Atentar para o fato de como aconteceu à formação dos profissionais para a implantação e difusão das TIC na educação no Estado de Sergipe, foi condição sine qua non para a construção de um perfil das ideias que pairavam no ambiente educacional e da condução que era dada na operacionalização dessas ideias. Para o acompanhamento das ações de implantação e desenvolvimento dos programas nacionais com o uso das TIC no contexto educacional, cada Estado brasileiro passou a assumir novas responsabilidades, as quais ensejaram a formação de equipes de especialistas e a criação de setores específicos na Secretaria de Estado da Educação que seriam responsáveis pela capacitação, assessoria e acompanhamento desses programas e projetos em nível local, e foi assim que Sergipe criou a DITE no ano de 1994. Como então foi desenvolvida a capacitação dos recursos humanos para atuar com as TIC em Sergipe? Para escrever essa trajetória foi utilizada documentação do acervo da DITE e produções acadêmicas que versavam sobre o trabalho com as TIC no Estado sergipano e depoimentos. Contribuindo dessa forma para o registro da formação de profissionais para trabalhar com as TIC.

Palavras-chave: Formação Docente. Tecnologias da Informação e Comunicação.  Divisão de Tecnologia de Ensino.

At present the use of technological resources is an established fact , there is the use of technologies in the workplace , home and educational . But to understand how was the training of human resources to work with information technology and communication ( ICT ) in education is something that reminds us of the implantation of Programs and Projects in national and local level that have contributed to training professionals to working in ICT . Understand the movement of human resources training to work with ICT in schools Sergipe was the result of research conducted in the course of post -graduate doctorate in education from the Federal University of Sergipe . Pay attention to the fact that as happened to the training of professionals for the deployment and diffusion of ICT in education in the state of Sergipe , was a sine qua non for building a profile of the ideas floated in the educational environment and the conduct that was given in operationalization of these ideas . In monitoring the actions of deployment and development of national programs with the use of ICT in educational settings, each Brazilian state has assumed new responsibilities, which gave rise to the formation of teams of specialists and the creation of specific sectors in the State Department of Education that would be responsible for training , advice and monitoring of programs and projects at the local level , and that's how Sergipe DITE created in 1994 . How then was developed the training of human resources to work with ICT in Sergipe ? To write this trajectory was used documentation of the collection of DITE and academic productions that focused on working with ICT in SergipeState and testimonials . Thereby contributing to the record of training professionals to work with ICT .


Keywords: Teacher Training - Information and Communication Technologies - Division of Technology Education .

 

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Biografia do Autor

Andréa Karla Ferreira Nunes, Universidade Tiradentes - UNIT

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (1997), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2012). Atualmente é professor titular da Universidade Tiradentes. Foi Supervisora de Tutoria do Núcleo de Educação a Distância na Universidade Tiradentes em Sergipe, exerceu a função de Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância - UNIT. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Políticas Públicas para uso das TIC e Avaliação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Gestão e Educação, Políticas Públicas para uso das TIC, Avaliação Institucional e Formação Docente, Produção de Material Impresso e Virtual para EAD. Atualmente é Gerente do Projeto ENADE. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unit.

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Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Seminário Nacional do EDaPECI "Educação, Formação de Professores e TIC"