Perspectivas de soluções tecno-econômico para projetos de rede em banda larga na educação EAD e presencial

Autores

  • Odair dos Santos Mesquita Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Departamento de Comunicações, DECOM,
  • Yuzo Iano Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Departamento de Comunicações, DECOM,
  • Rangel Arthur Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Departamento de Comunicações-DECOM, rangel@ft.unicamp.br

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.31933.467-484

Resumo

A inclusão digital abre inúmeras possibilidades para integração, promoção do bem estar social (e-inclusion), educação complementar (internet voltada para aplicação de softwares com grande capacidade para educação) ou à distância (e-learning) e desenvolvimento profissional. A velocidade constante e a necessidade de alta capacidade de transmissão multimídia no meio educativo só serão viáveis se existir uma rede internet de banda larga com preços acessíveis. Este trabalho pauta-se em ampla pesquisa de tecnologias inovadoras para internet de banda larga voltada para implantação em municípios brasileiros onde a mesma não esteja disponível. Buscando a redução do valor final para o usuário, tanto residencial quanto comercial. Assim, propomos apresentar, elaborar e selecionar informações atuais relativas às implantações das tecnologias EPON (Ethernet Passive Optical Networks) e GPON (Gigabyte-capable Passive Optical Networks) nas redes ópticas de acesso. Uma vez que permanecem em aberto na literatura especializada trabalhos analisando a viabilidade técnica e econômica de redes GPON e EPON, as quais continuam concorrendo até hoje, sem uma dominação ou exclusão definida. Após análise em trabalhos anteriores atualizamos e ampliamos informações de implantações recentes destas redes, comparando tendências dessas tecnologias aplicadas em nível nacional e internacional. Como metodologia de modelamento, criamos tabelas com valores hipotéticos baseados nos números do mercado de equipamentos, para termos um panorama do investimento e do custeio total na implantação de projetos, isto visando a comparação técnica-econômica das tecnologias GPON e EPON. Após a análise técnica-econômica da implatação de ambas, concluímos que devido aos investimentos e aos custos na implantação da rede banda larga nos países latino americanos é mais conveniente a utilização dos equipamentos GPON devido aos valores de investimento e custos serem atrativos. Além de que temos que buscar novos meios de baratear os valores cobrados nas mensalidades das empresas fornecedoras do serviço de banda larga, visando especialmente a obtenção do custo zero para as instituições de ensino presencial e no menor custo para o EAD.

Palavras-chave: Banda Larga. Internet. EAD.

 

ABSTRACT

Digital inclusion opens up numerous possibilities for integration , promotion of social welfare (e-inclusion) , further education (internet facing application software with great capacity for education) or distance learning (e-learning) and professional development . The constant speed and the necessity of a high-capacity multimedia transmission in the educational world will only be possible if there is an acessible price in broadband internet network.This is an extensive research of innovative technologies for broadband internet to implant in Brazilian´s cities where this kind of resource is not available, aiming a reduction in the final value to both users, residential and commercial. So, we intend to present ,to prepare and to select current information regarding deployments of EPON (Ethernet Passive Optical Networks) and GPON technologies (Gigabyt-capable Passive Optical Networks) in optical access networks. Once there is a lack, in technical literature, of other projects analysing the technical and economial feasibility of GPON and EPON networks , which continue running until today , without domination or exclusion set. After analysis in previous papers, we updated and expanded information from recent deployments of these networks by comparing trends of these technologies applied in national and internacional levels. As a methodology for modeling the project, we created tables with hypothetical values based on the numbers of the equipment market , in order to have an overview of the investment and the total cost to implement this project, aiming at technical-economic comparison of EPON and GPON technologies . After the technical - economic analysis of implanting both , we conclude that due to investments and the costs in the deployment of the broadband network in Latin American countries, it is more convenient to use the equipment GPON, because the values and costs are more attractive . Besides, we have to look for new ways to cheapen the monthly payment of suppliers of broadband service, especially aiming zero cost to the institutions of classroom teaching and the lowest cost to the EAD(d-Learning).

Keywords: Broadband. Internet. EAD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Odair dos Santos Mesquita, Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Departamento de Comunicações, DECOM,

Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Departamento de Comunicações, DECOM,                                 

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Seminário Nacional do EDaPECI "Educação, Formação de Professores e TIC"