O uso do Google Classroom em contextos híbridos: uma análise das práticas interativas no ensino-aprendizagem de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.110266.107-120

Resumo

Neste estudo, investigo as possibilidades de uso da plataforma Google Classroom para potencializar as interações entre professor e estudantes em um contexto de ensino-aprendizagem de Língua Espanhola, na modalidade híbrida, que combina momentos e práticas presenciais e virtuais. O objetivo principal é identificar as funcionalidades e contribuições dos recursos disponíveis nesse ambiente para potencializar a interação, criação e compartilhamento de conhecimentos na língua-alvo, por meio do gênero fórum. Os princípios metodológicos utilizados correspondem à organização e análise dos dados e registros dos estudantes, coletados por meio dos recursos de comunicação disponíveis no ambiente virtual.  Os resultados evidenciam vantagens da plataforma para potencializar a comunicação e interação e os desafios relacionados à ausência de algumas funcionalidades específicas para a constituição de fóruns que permitam organizar os tópicos discursivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iandra Maria Weirich da Silva Coelho, Instituto Federal do AMazonas

Doutora em Linguística (2009) e mestre em Linguística (2005), na área de Variação e Ensino, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É licenciada em Letras - Português/Espanhol, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, nas modalidades de Graduação e Pós-graduação – Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, Coordenadora Geral do Centro de Idiomas do IFAM, Campus Manaus Centro.

Referências

BARROS, Maria das Graças. A contribuição da interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa. 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: multimodalidade e ensino, Pernambuco, 2008, p.1-15. Disponível em: https://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Maria-Gracas-Barros.pdf

BARROS, Maria das Graças. CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. As concepções de interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. In: SOUSA, Robson P., MOITA, Filomena, M.C.S.C.; CARVALHO, Ana Beatriz G., (Orgs.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011, p. 209-232

BEZERRA, Benedito Gomes. Usos da Linguagem em Fóruns de Ead. Revista Investigações, Vol. 24, nº 2, 2011 p. 11-33.

BRITO R., V. El foro electrónico: una herramienta tecnológica para facilitar el aprendizaje colaborativo. Edutec. Revista Eletrónica de Tecnologia Educativa. n. 17, 2004.p. Disponível em: http://www.edutec.es/revista/index.php/edutec-e/article/view/532/266. Acesso em:

CARVALHO, Fábio Câmara Araújo de; IVANOFF, Gregorio Bittar. Tecnologias que educam: ensinar e aprender com tecnologias da informação e comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva. Ambientes Virtuais de aprendizagem de línguas: ferramentas, funcionalidades e implicações didáticas. In: COELHO, Iandra Maria Weirich da Silva; TEIXEIRA, Wagner Barros; FERREIRA, Cacio José. Múltiplos olhares sobre o ensino de línguas: tecnologias de Informação e Comunicação. Manaus: Edua, 2017, p. 37-52

DAMASCENO, Handherson Leyltton Costa. Aprendizagem colaborativa e EAD: um estudo de caso. 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias da Educação: Comunidades e Aprendizagem em rede, Pernambuco, Anais..., 2012, p.1-14. Disponível em: http://nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2012/Handhersoncaso.pdf. Acesso em: 12 ago. 2018.

DIAS, Rosilâna Aparecida. LEITE, Lígia Silva. Educação a Distância: da legislação ao pedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

DIEHL, Astor Antônio; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

FUNO, Ludmila Belotti Andreu; ELSTERMANN, Anna-Katharina; SOUZA, Micheli Gomes de. Fóruns no ambiente Teleduc: reflexões sobre o papel dos mediadores e estratégias de gerenciamento de debates. RBLA, Belo Horizonte, v. 15, n. 1 , 2015, p. 31-59. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbla/v15n1/1984-6398-rbla-15-01-00031.pdf. Acesso em: 12 ago. 2018.

GRASSI, Daiane; SILVA, Janiele Moiano da. Mediação pedagógica em fóruns de discussão nos cursos virtuais. Revista Novas Tecnologias na Educação, V. 8 Nº 1, EAD, 2010, p. 1-12. Disponível em: http://www.saladeaulainterativa.pro.br/texto_0008.htm. Acesso em: 12 ago. 2018.

MARTINS, Máximo E. ; GARBIN, Tânia Rossi. Mediação em fórum na Ead, uma postura que efetiva a educação colaborativa. 2011. Disponível em:< http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/52.pdf. Acesso em: 18 ago. 2018.

MESQUITA,Deleni; PIVA JR., Dilermando Piva; GARA,Elizabete Briani Macedo. Ambiente virtual de aprendizagem: conceitos, normas, procedimentos e práticas pedagógicas no ensino a distância. São Paulo: Editora Érica, 2014.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec Editora, 2014.

OLIVEIRA, Gerson Paste. O fórum em um ambiente virtual de aprendizado colaborativo. 2007. Disponível em: <http://www.pucsp.br/tead/n2/pdf/artigo3.pdf>. Acesso em: 14 ago. 2018.

OTERO, Walter Ruben Iriondo; RIBEIRO, Luciano Maciel. Analisando as interações realizadas no Fórum de um curso ministrado na modalidade Educação a Distância. 17º Congresso Internacional de Educação a Distância, Manaus, 2011. Disponível em: Acesso em: 1 ago. 2018.

PAIVA, V. L. M.; RODRIGUES JR., A. S. Fóruns on-line: intertextualidade e footing na construção do conhecimento. In: I. L. Machado; R. Melo (Orgs.). Gêneros: reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2004, p. 171-189.

RAMOS, Bruna Sola da Silva. Interações mediadas pela tecnologia digital: a experiência do fórum virtual em um projeto de educação à distância. In: XII Congresso Internacional de Educação a distância. Associação Brasileira de Educação a Distância, Florianópolis. 2005. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/120tca3.pdf. Acesso em: 29 jan. 2018.

ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria. Fóruns online na formação crítico-reflexiva de professores de línguas estrangeiras: uma representação do pensamento crítico em fases na/pela linguagem. Alfa, São Paulo, 58 (1), 2014, p. 35-62 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/alfa/v58n1/02.pdf. Acesso em: 20 jan. 2018.

ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria; GABRIELLI, Kátia Silene; SOTO, Ucy. O fórum educacional em cursos virtuais de le como ferramenta de interação: uma análise crítica de duas experiências. III Encontro Nacional sobre Hipertexto, Belo Horizonte, 2009, p. 1-12. Disponível em: https://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/m-o/o-forum%20-ducacional.pdf

SCHERER, Suely. Comunidades virtuais de aprendizagem: habitantes, visitantes e transeuntes. XIV Congresso Internacional de Educação a distância. Santos, 2008, p.1-8 Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/511200835743PM.pdf. Acesso em: 12 jul. 2018.

SILVA, Elaine Leite Araujo. O Fórum de Discussão como Espaço de Reflexão sobre as Novas Tecnologias no Ensino-Aprendizagem de línguas na formação dos graduandos da Faculdade de Letras da UFJF. III Encontro Nacional sobre Hipertexto, Belo Horizonte, 2009, p. 1-9. Disponível em: https://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/m-o/o-forum-de-discussao.pdf. Acesso em: 2 mar. 2018.

SOUZA, Cláudia de Fátima de; MATOS, Elizete Lúcia Moreira. Fórum como ferramenta de aprendizagem colaborativa na educação a distância. Anais... IX Congresso Nacional de Educação Educere. Paraná, 2009, p. 1377-1389.

SOUZA, E. V. As possibilidades de análise dos fóruns de EAD sob a ótica das teorias discursivas e pós-modernas. Pesquisa em Discurso Pedagógico, v. 1, 2010, p. 1-16. Disponível em: <http://www.maxwell.lambda.ele.pucio.br/rev_discurso.php?strSecao=input0 > Acesso em: 15 fev. 2018.

UCHÔA, Kátia Cilene Amaral ; UCHÔA, Joaquim Quinteiro . Uma Análise Sobre Avaliação Colaborativa em Fórums de Discussão. Novas tecnologias na educação. V. 10 Nº 3, Rio Grande do Sul, 2012, p. 1-10. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo20/artigos/1b-katia.pdf. Acesso em: 12 ago. 2018.

WAQUIL, Márcia Paul; BEHAR, Patricia Alejandra. Princípios da pesquisa científica para investigar ambientes virtuais de aprendizagem sob o ponto de vista do pensamento complexo. In: BEHAR, Patricia Alejandra e colaboradores. Modelos pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 146-178.

ZANETTE, Elisa Netto et al. O ensino-aprendizagem do cálculo diferencial e integral com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação: um processo investigativo. In. ZANETTE, Elisa Netto; GIACOMAZZO, Graziela Fátima; FIUZA, Patrícia Jantsch. Tecnologias e Inovações nas práticas pedagógicas: trajetórias e experiências. Jundiaí: Paco Editorial, 2012, p.49-72.

Downloads

Publicado

2019-04-09