Processo de escolher/avaliar materiais didáticos digitais: concepções e implicações de professores

Autores

  • Katia Alexandra de Godoi e Silva Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) http://orcid.org/0000-0002-6003-6852
  • António Pedro Costa Doutor em Multimédia em Educação, Membro do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) do Departamento de Educação e de Psicologia, Universidade de Aveiro, Colaborador do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. http://orcid.org/0000-0002-4644-5879

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.110413.121-136

Resumo

Este estudo apresenta o recorte de uma pesquisa de estágio pós-doutoral realizada com professores do ensino superior participantes de um grupo de estudo. A fundamentação teórica suscita a questão da escolha e avaliação dos materiais no formato digital. Metodologicamente, o trabalho caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa e utiliza a entrevista como instrumento de produção dos dados, no intuito de criar um espaço de interlocução, escuta atenta, reflexão e decisão compartilhada. A organização e elaboração de significados levaram à proposição de duas temáticas. A primeira, refere-se às concepções dos professores sobre o processo de escolha e avaliação de materiais didáticos digitais. A segunda reflete sobre as implicações do processo de escolha e avaliação desses materiais no formato digital na prática pedagógica dos professores. Os resultados apontam o processo de formação como algo processual, gradativo e que demanda mais discussões sobre a temática dos materiais didáticos digitais, tanto inicial como continuada, na modalidade presencial e a distância, priorizando autonomia, autoria e criticidade dos professores em formação.

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Biografia do Autor

Katia Alexandra de Godoi e Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)

Doutorado em Educação e Currículo pela PUC-SP, mestrado em Design pela UFPR. Possui bacharelado em Design pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e licenciatura em Educação Artística pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), bolsista Capes/PNPD. Atualmente é docente da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN) e da Faculdade Unigran Capital, nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores. Formadora do software de apoio à análise de dados qualitativos webQDA. Membro da Comissão Científica do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ) (2013-2016). Tem experiência na área de Educação (com ênfase em Tecnologias Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processo de formação de professores para a escolha e avaliação de materiais didáticos digitais, tecnologia integrada ao currículo e educação a distância, cultura digital) e de Design (com ênfase em Design de Interiores, Design de Informação, Interação Humano-Computador e Usabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: design de interiores; tendências de cores; ergonomia do ambiente construído; avaliação de design pedagógico e de usabilidade).

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Publicado

2019-04-09