Alunos da Ead on-line do Brasil e competências digitais
DOI:
https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.210742.21-39Resumo
O presente artigo trata do mapeamento de competências digitais para o aluno on-line da Educação a Distância (EAD) do Brasil. Inicialmente o estudo discorre sobre o perfil deste aluno e em seguida apresentam-se as competências digitais com um levantamento bibliográfico. A pesquisa de abordagem qualitativa objetivou mapear competências digitais para o perfil de aluno da EAD on-line. Os sujeitos foram estudantes de pós-graduação e graduação em cursos semipresenciais. Entre os procedimentos utilizados estão: levantamento bibliográfico, três estudos de caso e questionários com especialistas, organizados em quatro etapas metodológicas: 1. Mapeamento de competências digitais do referencial bibliográfico, intitulado MAP 1 (mapeamento 1); 2. Mapeamento de competências com alunos da EAD no Brasil, através de dois estudos de caso (caso 1 e 2) - intitulado MAP 2 (Mapeamento 2); 3. Comparação entre os dois mapeamentos, resultando no MAP 3 (Mapeamento 3) e; 4. Validação do MAP 3 através de um estudo de caso com alunos (caso 3) e um questionário aplicado a especialistas. Como resultados são definidas 23 competências digitais importantes para o aluno on-line da EAD. Com este rol de competências digitais identificadas o estudo tem como próximos passos o desenvolvimento de praticas pedagógicas para a construção e avaliação destas competências.
Downloads
Referências
AIRES, Luisa. E-Learning, Educação Online e Educação Aberta: Contributos para uma reflexão teórica. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia. 2016.
BERNÁRDEZ, Paula Reyes; MONEREO, Carles. A avaliação das competências por meio das ferramentas digitais. Revista Pátio: ensino médio, profissional e tecnológico. Grupo A nº23,10-14. 2014.
BEHAR, Patricia Alejandra et al. Competências em Educação a distância. Porto Alegre: Penso. 2013.
BEHAR, Patricia Alejandra; SILVA, Ketia Kellen Araújo da. Mapeamento de competências: um foco no aluno da educação a distância. RENOTE, v. 10, n. 3. 2012.
BRASIL. Censo da Educação a distância do Brasil 2016 (Censo EAD BR.2016/2017). In Associação Brasileira de Educação a distância. 2017. Acessado em: <http://abed.org.br/censoead2016/Censo_EAD_2016_portugues.pdf>
COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e Aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In:______. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 15-46.
FERRARI, Anusca. Digital Competence in Practice: an analysis of Frameworks. Sevilla: JRC IPTS.2012.
FUENTES, Marta; MONEREO, Carles. Ensino e aprendizagem de estratégias de busca e seleção de informações em ambientes virtuais. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles (Org). Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed. 2010.
GÓMEZ, Pedro. Educação na Era Digital: a escola educativa. Tradução Marisa Guedes. Porto Alegre. Penso,192 p 2015..
HONG, Seongyoun; JUNG, Insung. The Distance Learner competencies: a three-phased empirical approach. In: Education Tech Research DEV, V. 59, p. 21-41. 2011. Acessado em: http://link.springer.com/article/10.1007/s11423-010-9164-3#/page-1
ILLINOUIS ONLINE NETWORK. Pedagogy and learning: what makes a successfull online facilitator? Champaign: Illinouis Online Network. 2010. Acessado em: .
ILLERA, José Luiz Rodríguez; ROIG, Anna. E. Ensino e aprendizagem de competências comunicacionais em ambientes virtuais. In: COLL, Cesar; MONEREO, Carles (Org.), Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, p. 329-345.2010.
KONRATH, Mary Lucia Pedroso; TAROUCO, Liane Margarida; BEHAR, Patricia Alejandra. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD. Revista Renote: Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n.1. 2009. Acessado em: < http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13912>.
PALLOFF, Rena; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed.2004.
PALLOFF, Rena.; PRATT, Keith. Lições da sala de aula virtual: As realidades on-line”, 2.ed. Porto Alegre: Penso, 2015.
SILVA, Ketia Kellen Araújo da Mapeamento de competências: um foco no aluno da Educação a distância. Dissertação de Mestrado em Educação. (Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) 185 f. 2012.