Alunos da Ead on-line do Brasil e competências digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.210742.21-39

Resumo

O presente artigo trata do mapeamento de competências digitais para o aluno on-line da Educação a Distância (EAD) do Brasil. Inicialmente o estudo discorre sobre o perfil deste aluno e em seguida apresentam-se as competências digitais com um levantamento bibliográfico. A pesquisa de abordagem qualitativa objetivou mapear competências digitais para o perfil de aluno da EAD on-line. Os sujeitos foram estudantes de pós-graduação e graduação em cursos semipresenciais. Entre os procedimentos utilizados estão: levantamento bibliográfico, três estudos de caso e questionários com especialistas, organizados em quatro etapas metodológicas: 1. Mapeamento de competências digitais do referencial bibliográfico, intitulado MAP 1 (mapeamento 1); 2. Mapeamento de competências com alunos da EAD no Brasil, através de dois estudos de caso (caso 1 e 2) - intitulado MAP  2 (Mapeamento 2); 3. Comparação entre os dois mapeamentos, resultando no MAP 3 (Mapeamento 3) e; 4. Validação do MAP 3 através de um estudo de caso com alunos (caso 3) e um questionário aplicado a especialistas. Como resultados são definidas 23 competências digitais importantes para o aluno on-line da EAD. Com este rol de competências digitais identificadas o estudo tem como próximos passos o desenvolvimento de praticas pedagógicas para a construção e avaliação destas competências.

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Biografia do Autor

Ketia Kellen Araújo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-Doutoranda PPGIE/UFRGS, Doutora em Informática na Educação - PPGIE/UFRGS, com período sanduíche na Universidad Oberta da Cataluña (UOC). Mestre em Educação - Linha de Pesquisa Informática na Educação -PPGEDU/UFRGS . Graduada em Pedagogia, Licenciatura, UFRGS no ano de 2008, com intercâmbio na Universidad Nacional de Entre Ríos (UNER). Participa como pesquisadora no Núcleo de Tecnologia Digital aplicado a Educação NUTED/UFRGS desde o ano de 2005 e tem experiências na área de Educação a Distância (EAD), Designer Instrucional, tutoria em EAD, Objetos de Aprendizagem(OA), Arquiteturas Pedagógicas, Ambientes Virtuais de Aprendizagem(AVAs), Competências digitais, Sistemas de recomendação de conteúdo e formação de professores.

Patricia Alejandra Behar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular da Faculdade de Educação e dos Cursos de Pós Graduação em Educação (PPGEdu) e em Informática na Educação (PPGIE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Visitor Professor pelo Programa Fulbright no Teachers College da Columbia University. Possui bolsa de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT/Cnpq), nível I. Mestre (1991-1993) e Doutora (1994-1998) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância (EAD) e Informática na Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), produção e avaliação de materiais educacionais digitais, arquiteturas pedagógicas, modelos pedagógicos para EAD, competências em EAD, construção do conhecimento em AVAs, formação de professores em AVAs. Coordena o Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED/Cnpq) da Faculdade de Educação (FACED) e vinculado ao Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED), desde 2000. Desenvolveu o ambiente virtual ROODA, utilizado como uma das plataforma de EAD da UFRGS em cursos presencias e totalmente a distância, por mais de 52000 usuários. Membro do comitê IFIP (International Federation for Information Processing) Technical Committee 3-Education. Autora dos Livros MODELOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. ArtMed: Porto Alegre, 2009 e COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2013 e RECOMENDAÇÃO PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Penso: Porto Alegre, 2019. Ganhadora do Prêmio CAPES de TESE EDIÇÃO 2012 na área INTERDISCIPLINAR, como orientadora. Membro da Rede Nacional de Ciência para Educação. Coautora de um dos documentos temáticos Competências Socioemocionais, Metacognição e Tecnologia Educacional, 2016.

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Publicado

2019-08-06