Transtornos de aprendizagem e percepção docente: análise em escolas sul mineiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.210855.96-107

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo verificar a prevalência dos transtornos de aprendizagem mais comuns no ambiente escolar, os aspectos neuropsicológicos relacionados a eles, bem como averiguar a percepção do professor sobre suas ocorrências e as formas de intervenção. Foram aplicados questionários semiestruturados com alternativas e questões de caráter discursivo cujos dados passaram posteriormente por análise descritiva frequencial.  Os resultados apontaram dificuldade dos professores em identificar as características dos transtornos de aprendizagem e, quando identificavam, a dificuldade em utilizar estratégias assertivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais de Cássia Cintra de Faria, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.

Psicóloga. Pós-graduanda em Neuropsicologia pelo UNIS-MG. Graduada em Psicologia - UNIVÁS

Alessandro Messias Moreira, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.

Professor Titular Doutor do UNIS/MG. Pesquisador do Centro de Empreendedorismo, Pesquisa e Inovação – CEPI.

Pedro dos Santos Portugal Júnior, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.

Bacharel em Ciências Econômicas, mestre e doutor em Desenvolvimento Econômico. Professor e pesquisador do Centro Universitário do Sul de Minas.

Celso Augusto dos Santos Gomes, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG.

Professor Titular Doutor do UNIS/MG. Coordenador do Curso de Música EAD.

Referências

AZZI, Roberta Gurgel; SILVA, Silvia Helena Souza da. A importância de um novo olhar do professor para os alunos – um primeiro passo na busca de melhores resultados no processo ensino aprendizagem. In: SISTO, Fermino Fernandes; OLIVEIRA, Gislene de Campos; FINI, Lucilça Dihel Tolaine (Orgs). Leituras de psicologia para a formação de professores. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

BARKLEY, Russell; GUEVREMONT, David; ANASTOPOULOS, Arthur; FLETCHER, Kenneth. A Comparison of Three Family Therapy Programs for Treating Family Conflicts in Adolescents With Attention-Deficit Hyperactivity Disorder. Journal of Consulting and Clinical Psychology, Washington DC, American Psychological Association - Journals Department, v. 60, n.3, p. 450-462, 1992. http://dx.doi.org/10.1037/0022-006X.60.3.450

BAUTHENEY, Kátia Cristina Silva Forli. Transtornos de aprendizagem: quando "ir mal na escola" torna-se um problema médico e/ou psicológico. 2011. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2011.

CARVALHO, Fabrícia Bignotto; CRENITTE, Patrícia Abreu Pinheiro; CIASCA, Sílvia Maria. Distúrbios de Aprendizagem na visão do professor. Revista de Psicopedagogia, São Paulo, Associação Brasileira de Psicopedagogia, v. 24, n. 75, p. 229-239, 2007.

CIASCA, Sylvia Maria; ROSSINI, Danielle. Distúrbios de Aprendizagem: mudanças ou não? Correlação de dados de uma década de atendimento. Temas sobre desenvolvimento, São Paulo, v. 8, n. 48, p. 11-16, 2000.

CID 10 – Classificação Estatística Internacional de Doenças. Organização Mundial de Saúde. São Paulo: Edusp, 2008.

CORREIA FILHO, Alceu Gomes; PASTURA, Giuseppe. As medicações estimulantes. In: ROHDE, Luiz Augusto; MATTOS, Paulo. Princípios e práticas em TDAH. Porto Alegre: Artmed, 2003.

DIAS, Rosana Siqueira. Bases neuropsicológicas da aprendizagem. In: VALLE, Luiza Elena Leite Ribeiro (Org.). Temas multidisciplinares de neuropsicologia e aprendizagem. São Paulo: TECCI, 2003.

DSM-V – Manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais. American Psychiatric Association. Porto Alegre: Artmed, 2014.

FRANCESCHINI, Belinda Talarico; ANICETO, Gabriela; OLIVEIRA, Sabrina David de; ORLANDO, Rosimeire Maria. Distúrbios de aprendizagem: disgrafia, dislexia e discalculia. Revista Educação, Batatais, Claretiano - Centro Universitário, v. 5, n. 2, p. 95-118, 2015.

FERREIRA, Fernanda de Oliveira et al. O exame neuropsicológico na idade pré-escolar. In: In: MALLOY-DINIZ, Leandro Fernandes; FUENTES, Daniel; MATTOS, Paulo; ABREU, Neander. (Orgs). Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FORTES, Isabela Saldanha. Prevalência de Transtornos Específicos de Aprendizagem e sua associação com transtornos mentais na infância. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Faculdade de Medicina, USP, São Paulo, 2014.

GARCIA, Jesus Nicasio. Manual de Dificuldades de Aprendizagem – linguagem, leitura e matemática. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GIANESSI, Iraceles de Lourdes; MORETTI Lúcia Helena Tiosso. Contribuições da neuropsicologia nas dificuldades de aprendizagem escolar. O portal dos psicólogos, 2015. Disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=A0866 Acesso em: 22 out. 2018.

GINDRI, Gigiane et al. Métodos em Neuropsicologia. Métodos em reabilitação neuropsicológica. In: LANDEIRA-FERNANDEZ, Jesus; FUKUSIMA, Sérgio (Orgs.). Métodos em Neurociência. São Paulo: Manole, 2012.

INÁCIO, Francislaine Flâmia; OLIVEIRA, Katya Luciene; MARIANO, Maria Luiza Silva. Estilos intelectuais e estratégias de aprendizagem: percepção de professores do ensino fundamental. Psicologia escolar e educacional, São Paulo, Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, p. 447-455, 2017.

LAGO, Mara. Autismo na escola: ação e reflexão do professor. 2007. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

LARA, Aline Frolleni Lunardelli; TANAMACHI, Elenita de Ricio; LOPES JUNIOR, Jair. Concepções de desenvolvimento de aprendizagem no trabalho do professor. Psicologia em Estudo, Maringá, Universidade Estadual de Maringá, v. 11, n. 3, p. 473-482, 2006.

LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios? Conceitos fundamentais da neurociência. São Paulo: Editora Atheneu, 2010.

LIMA, Ricardo Franco et al. Dificuldades de aprendizagem: queixas escolares e diagnósticos em um serviço de neurologia infantil. Revista Neurociências, São Paulo, Universidade Federal de São Paulo, v. 14, n. 4, p. 185-190, 2006.

LOIS, Fabrícia. Aspectos neuropsicológicos da Dislexia do desenvolvimento: revisão sistemática. 2008. 93 f. Dissertação (Mestrado Saúde da Criança e da Mulher) - Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2008.

LOPES, Raquel Caroline Ferreira; CRENITTE, Patrícia Abreu Pinheiro. Estudo analítico do conhecimento do professor a respeito dos distúrbios de aprendizagem. Revista CEFAC, São Paulo, CEFAC, v. 15, n. 5, p. 1214-1226, 2012.

MÄDER-JOAQUIM, Maria Joana. O neuropsicólogo e seu paciente: Introdução aos princípios da avaliação. In: MALLOY-DINIZ, Leandro Fernandes; FUENTES, Daniel; MATTOS, Paulo; ABREU, Neander. (Orgs). Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MAIA, Heber; THOMPSON, Rita. Cérebro e aprendizagem. In: DIAS, Ana Paula Botelho Henrique; COSTA, Célia Regina Carvalho Machado; DELOU, Cristina Maria Carvalho et al. (Orgs). Neurociências e Desenvolvimento Cognitivo. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

MALLOY-DINIZ, Leandro Fernandes et. al. Exame das Funções Executivas. In: MALLOY-DINIZ, Leandro Fernandes; FUENTES, Daniel; MATTOS, Paulo; ABREU, Neander. (Orgs). Avaliação Neuropsicológica. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MENDES, Anna Patrícia Barros. Dificuldade de Aprendizagem: a percepção de professores do ensino fundamental aos anos finais. II Conedu – Congresso Nacional de Educação. Anais do ... Campina Grande - PB, 2015.

MOTA, Maria Sebastiana Gomes; PEREIRA, Francisca Elisa de Lima. Processo de construção do conhecimento e desenvolvimento mental do indivíduo. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado na modalidade EJA, 2012.

OSTI, Andreia. As dificuldades de aprendizagem na concepção do professor. 2004. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

PARETTI, Lisiane. Discalculia – Transtorno de Aprendizagem. 2009. 31 f. Monografia (Graduação em Matemática) – Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai, Erechim, 2009.

PAULA, Giovana Romero et al. Neuropsicologia da aprendizagem. Revista Psicopedagogia, São Paulo, Associação Brasileira de Psicopedagogia, v. 23, n. 72, p. 224-231, 2006.

RELVAS, Marta Pires. Fundamentos Biológicos da Educação. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009.

SANTOS, Letícia de Faria; VASCONCELOS, Laércia Abreu. Transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade em crianças: uma revisão interdisciplinar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, Universidade de Brasília, v. 26, n. 4, p. 717-724, 2010.

SILVA, Nilza Sebastiana; SILVA, Fábio José Antônio. A dislexia e a dificuldade de aprendizagem. Revista Científica, São Paulo, Universidade de São Paulo, v. 5, n. 1, p. 75-87, 2013.

STEVANATO, Indira Siqueira et al. Autoconceito de crianças com dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento. Psicologia em Estudo, Maringá, Universidade Estadual de Maringá, v. 8, n. 01, p. 67-76, 2003.

WEINSTEIN, Mônica Andrade. Habilidades matemáticas: o que são, como avaliar e como melhorar. São Paulo: Instituto ABCD, 2014. Disponível em <http://www.institutoabcd.org.br/wp-content/uploads/2015/06/Apostila-M%C3%B3d-6.pdf>. Acesso em 15 ago. 2018.

WILSON, Bárbara. Reabilitação das deficiências cognitivas. In NITRINI, Ricardo; CARAMELLI, Paulo; MANSUR, Letícia (Orgs.), Neuropsicologia: Das bases anatômicas à reabilitação. São Paulo: Fmusp, 2003.

Downloads

Publicado

2019-08-06