Evasão em cursos técnicos a distância: uma investigação no Programa Profuncionário

  • Marize Lyra Silva Passos Instituto Federal do Espírito Santo / Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância http://orcid.org/0000-0001-7047-5018
  • Mariana Biancucci Apolinário Barbosa Instituto Federal do Espírito Santo / Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância
  • Luciane Ferreira Lacerda Instituto Federal do Espírito Santo / Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância https://orcid.org/0000-0003-2167-2570

Resumo

O aumento da oferta de cursos a distância no Brasil é evidente, e com ela as alta taxas de evasão discente que preocupam as instituições de ensino, pois resulta em ociosidade de profissionais, de materiais e de espaço físico. Considerando a apresentação de poucos estudos sobre o tema este trabalho tem o objetivo de ajudar o entendimento deste fenômeno, apresentando uma pesquisa sobre o fenômeno em uma Instituição Pública de Ensino Técnico e Tecnológico no Brasil. A identificação das causas do fenômeno foram baseada nas  causa  internas e externas ao contexto do curso, propostas por Bittencourt e Mercado (2014). Esta foi uma pesquisa survey de abordagem qualitativa, que utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário online enviado para 172 alunos evadidos. A partir da análise dos dados constatou-se que as causas internas foram as que mais motivaram a evasão destes alunos. E os principais itens apontados foram: Orientação da coordenação do curso, Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pelo curso, os Encontros presenciais, Falta de tempo para estudar, Possuir curso de graduação e Influência familiar. É importante que  estratégias de combate à evasão sejam adotadas pela instituição a fim de minimizar o desperdício de recursos públicos.

Biografia do Autor

Marize Lyra Silva Passos, Instituto Federal do Espírito Santo / Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância
Doutora em Engenharia de Produção e Doutora em Educação. Mestre e Especialista em Informática, Engenheira de Petróleo e Administradora de Empresas. Professora Titular e pesquisadora do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Professora permanente do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e mestrado profisional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT). Pesquisadora dos grupo de pesquisa Educação e Tecnologia, Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas e Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.
Mariana Biancucci Apolinário Barbosa, Instituto Federal do Espírito Santo / Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). É Mestre em Gestão Pública (2016) pela mesma Instituição, desenvolvendo trabalhos na área de gerenciamento e modelagem de processos. Atualmente, é Professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo) e atua no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor). Desde 2014, é Coordenadora Geral da Rede e-Tec Brasil.

Luciane Ferreira Lacerda, Instituto Federal do Espírito Santo / Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância
Possui mestrado em Linguística (2017) pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), graduação em Letras/Português pela UFES (1996), pós-graduação em Educação, em Estudos Linguísticos e em Educação Profissional Técnica Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, é Técnica em Assuntos Educacionais do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância - Cefor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes, assessorando pedagogicamente os cursos Técnico em Multimeios Didáticos, Pós-graduação em Tecnologias Educacionais, Pós-graduação Aperfeiçoamento em Inclusão e Educação Especial e Pós-graduação lato sensu em Práticas Pedagógicas para Professores.  Atuou como professora de Prática e Pesquisa I, Prática e Pesquisa III no curso de Letras Português, Metodologia do Ensino de Português no curso Complementação Pedagógica, Português Instrumental do curso Técnico em Administração e Produção Textual na Educação Escolar no Curso Técnico Profuncionários, todos os cursos no Ifes. Atuou como como Gerente de Ensino do Centro de Educação a Distância do Ifes (2011-2014), como professora de língua portuguesa e espanhola para o ensino fundamental e médio das redes municipal e estadual (Vitória - ES), como professora orientadora de TCC na pós-graduação lato sensu Informática na Educação no Ifes, como tutora a distância no curso de pós-graduação lato sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Ifes.

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Publicado
2020-04-08