Influências do uso do WhatsApp na qualidade de vida de professoras de ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.111501.78-92

Resumo

O WhatsApp, uma das mídias sociais mais populares no mundo e parte da revolução digital das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), vem mudando as relações sociais. Este estudo tem como objetivo analisar a influência do WhatsApp na qualidade de vida dos professores do ensino fundamental. A amostra do estudo foi composta por 51 professoras, que trabalham em seis escolas particulares no sul de São Paulo. Dois questionários diferentes foram usados para coletar os dados do estudo: (1) questionário de práticas de uso do WhatsApp e (2) questionário para avaliar a qualidade de vida WHOQOL-Bref. Os dados coletados foram analisados pelo software estatístico GraphPad Prism®, evidenciam influências negativas ou positivas associadas ao propósito do uso e das reações emocionais provocadas em seus usuários. Conclui-se que o WhatsApp pode ter influência positiva quando usado moderadamente e influência negativa, se seu uso causar ansiedade ou trouxer distrações de atenção nas atividades diárias. Apresenta-se também como um recurso relevante para promover a saúde e elaborar ações educativas inovadoras.

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Biografia do Autor

Viviane Ramos Sousa, UNASP/SP

Mestre em Promoção da Saúde UNASP

Psicóloga e Coordenadora pedagógica Ensino fundamental

Damares Borges dos Santos, UNASP/SP

Pesquisadora auxiliar do Mestrado Profissional em Promoção da Saúde do UNASP. Graduada em Psicologia

Alfredo Almeida Pina de Oliveira, Universidade Guarulhos

Enfermeiro e Educador em Saúde Pública

Doutor em Ciências e Mestre em Enfermagem - Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado e Doutorado da Universidade Guarulhos


Elisabete Agrela Andrade, UNASP/SP

Psicóloga e Professora Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde UNASP São Paulo (SP)

Doutora e Mestre em Ciências - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

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Publicado

2020-04-08