Educação em direitos humanos: o papel do educador jurídico na implementação de metodologias pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312208.64-72

Resumo

O presente ensaio propõe-se a discorrer sobre o atual papel do educador jurídico na política nacional de educação em direitos humanos, tendo em vista seu aperfeiçoamento e expansão no âmbito da educação superior. Metodologicamente, buscou-se realizar uma revisão sistemática que teve como escopo mapear os estudos acerca do tema. O levantamento de dados foi feito por meio de fontes primárias e secundárias que tratam da temática Educação em Direitos Humanos e sua interface com o ensino jurídico. Como fontes primárias, recorreu-se à análise do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e o Instrumento em Defesa da Educação Jurídica Brasileira. Como fontes secundárias o artigo utilizou publicações de revistas jurídicas, livros e artigos científicos pertinentes ao tema. Como base de dados foram utilizados biblioteca online Scielo, Revista consultor jurídico e Revista Educação. Os resultados apontam para falta de comprometimento do educador jurídico de modo a proporcionar aos bacharéis de Direito uma formação humanista e imprescindível à realidade jurídica contemporânea, o que implica diretamente na necessidade de se pensar em parâmetros e práticas educativas em torno de uma educação voltada para os direitos humanos.

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Biografia do Autor

Adriana dos Santos Prado Sadoyama, Professora Efetiva da Universidade Federal de Goiás-Campus de Catalão

Possui graduação em Letras Português Inglês e Suas Literaturas pela Universidade de Marília (1997), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Professora Efetiva da Universidade Federal de Goiás-Campus de Catalão alocada no Departamento de Educação atuando nas áreas de Metodologia da Língua Portuguesa, Cultura, currículo e avaliação, Estágio Supervisionado dos Anos Iniciais. Estudos na área de formação de professores, políticas Educacionais. Projetos de pesquisa voltados para a área de leitura, formação leitora e compreensão leitora; bem como para estudos psicossociais dos problemas de aprendizagem. Coordenadora do Projeto de extensão em letramentos múltiplos na formação de professores dos anos iniciais em parceria com o município de Catalão. Professora do Programa de Mestrado em Gestão Organizacional na linha de indivíduos com a linha de pesquisa gestão da qualidade em Educação. Professora formadora da Especialização à distância em Direitos da Criança e do Adolescente; do curso de extensão do Estatuto da Criança e do Adolescente; Ensino Interdisciplinar sobre a Infância e Direitos Humanos. Vice- Líder do grupo de pesquisa Qualidade educacional. Coordenadora do Grupo de estudos Qualidade na Educação Brasileira: Metas e perspectivas.

drisadoyama@gmail.com

Talita Neri Caetano de Oliveira, Centro Universitário Una Catalão Catalão Goiás, BR

Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Professora do Centro Universitário Una Catalão Catalão  Goiás, BR

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Publicado

2019-12-09