Evasão na educação a distância: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312213.85-94

Resumo

O objetivo deste trabalho é mapear os estudos efetuados acerca da evasão na educação a distância, através de uma revisão sistemática, por meio de uma busca por artigos completos indexados, realizada nas bases de dados CAPES e SCiELO, com o uso dos descritores: “evasão na EaD”, incluindo estudos publicados no período entre os anos de 2013 á 2018. Foram encontrados 11 artigos por meio de critérios de seleção pré-estabelecidos, os quais subsidiaram a elaboração de uma sinopse de estudos, contento título, ano, base de dados, instrumentos, objetivos e principais conclusões. Com base na análise dos artigos selecionados conclui-se a necessidade de uma mudança na forma e na estrutura do sistema de ensino a distância, abrangendo outros elementos, visando uma maior sintonia entre os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, bem como a necessidade por melhorias na elaboração do material didático utilizado e maior uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s), para promover uma aprendizagem mais autônoma por parte dos alunos. Por fim, este trabalho nos permite afirmar que ainda se fazem necessárias pesquisas futuras que possibilitem alcançar uma maior compreensão sobre os motivos que levam os alunos à evasão na educação a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Rachel Gonczarowska Vellozo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Mestranda em Gestão Organizacional, UFG-Catalão; Pós-graduação em Administração Escolar, Orientação Educacional, Educação Infantil, Educação a distância e MBA em Gestão Empresarial, pedagoga atuando na educação básica na Prefeitura Municipal de Caldas Novas.

Raquel dos Santos Canella, Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão

Mestranda do programa Pós graduação em Gestão Organizacional, UFG-Catalão; Especialista em Gestão Empresarial, UFRJ; Graduada em Administração, PUC-GO.

Aurimar Andrade Dias, Universidade Federal de Goiás-Catalão

Mestrando em Ciências Contábeis, UNB; Especialista em Contabilidade Pública e Lei de Responsabilidade Fiscal, Universidade Candido Mendes; Graduado em Ciências Contábeis, UFTO, Contador, UFG-Catalão;

Geraldo Sadoyama Leal, Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão

Professor de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós Graduação do Mestrado Profissional em Gestão Organizacional. Diretor da Unidade Acadêmica de Biotecnologia da UFG/RC e vice coordenador do PPMGO.

Referências

ABED. Associação Brasileira de Educação à Distância. Anuário ABRAEAD 2007. São Paulo: Instituto Monitor. Disponível em: http://www.abed.org.br. Acesso em 28 abr 2019.

ALVES, L., e NOVA, C. Educação a distância: uma nova concepção de aprendizado e interatividade. São Paulo: Futura, 2007.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em www.mec.gov.br. Acesso em: 30 abr 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Decreto nº 5.622/2005. Regulamenta o art. 80 da Lei 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial, Brasília, DF.

BRASIL. Decreto nº 9.057/2017. Regulamenta e atualiza o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm>. Acesso em 05 jun 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília, 2007.

BRASIL. Portaria Nº 4.059/2004. Resolve introduzir na organização pedagogia e curricular dos cursos superiores reconhecidos a oferta de disciplinas semi-presenciais. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf>. Acesso em: 05 jun 2019.

DE FÁTIMA BRUNO-FARIA, Maria; FRANCO, Angélica Lopes. Causas da evasão em curso de graduação a distância em Administração em uma universidade pública federal. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 3, p. 43-56, 2012.

KOFINAS, A., & SAUR-AMARAL I. 25 years of knowledge creation processes in pharmaceutical contemporary trends. Comportamento Organizacional e Gestão, v.14, n.2, 257- 280, 2008.

PALLOFF, R. M; PRATT. K. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço. Rena M. Palloff e Keith Pratt; trad. Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SIHLER, Anelise Pereira; FERREIRA, Sandra Mara Bessa. A afetividade mediada por meio da interação na modalidade a distância como fator preponderante para a diminuição da evasão. Brasília, 2011.

RAMOS, D. Cursos on-line: planejamento e organização. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2010.

SADOYAMA, A. S. P. Profissionalização e identidade docente do professor em medicina: um estudo de revisão sistemática. Revista EDAPECI, vol. 18, n.3, p.105-114, 2018

SARAIVA, L. M.; PERNIGOTTI, J.; BARCIA, R. M.; LAPOLLI, E. M. Tensões que afetam os espaços de educação a distância. In: Revista Psicologia em Estudo, Maringá, v.11, n.3, p. 483-491, set/dez.2006.

UMEKAWA, ElienayEiko Rodrigues. Preditores de fatores relacionados à evasão e à persistência discente em ações educacionais a distância. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, USP Ribeirão Preto, 2014.

Downloads

Publicado

2019-12-09