Educação alimentar e nutricional: contribuição para a saúde das crianças no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2019.19.312251.51-63

Resumo

Entendendo a importância da educação alimentar e nutricional para crianças nos dias de hoje, no Brasil, desenvolveu-se um estudo com o objetivo de conhecer se a educação alimentar contribui para a saúde das crianças no país.  Dessa forma, foi feita uma revisão sistemática onde foram selecionados sete artigos publicados entre 01 de janeiro de 2015 a 01 de junho de 2019, nos idiomas inglês, português e espanhol e com critérios de exclusão como: artigos que não condiziam com o tema escolhido e artigos pesquisados fora do Brasil. Foram identificados lacunas em relação à temática, visto que não tem sido foco das pesquisas nos últimos anos o acompanhamento por parte de associações ou órgãos reguladores da educação alimentar e/ou nutrição dos alunos e seu rendimento escolar, um dos grandes objetivos das principais políticas públicas no Brasil para esse tema. Os achados desta pesquisa ainda podem servir de inspiração para que legisladores possam desenvolver a nível nacional, mecanismos institucionais e incentivos mais condizentes com as condições vivenciadas hoje pelas famílias, principalmente as de baixa escolaridade e renda, onde foram demonstrados nos estudos as maiores dificuldades na implementação de práticas saudáveis de alimentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphaela Silva, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro; Especialista em Nutrição Clínica e Nutrição Oncológica, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão.

Danillo Augusto de Sousa Dunck, Universidade Federal de Catalão

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Goiás. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás. Analista de Gerenciamento de Projetos do SEBRAE/GO em Catalão-GO.

Maria Teresa Kelly Gomes Lopes de Souza Mendes, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú; Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Estácio de Sá; Especialista em Enfermagem em Auditoria em Saúde pela Faculdade JK ; Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual de Goiás. Aluna Especial do Mestrado em Gestão Organizacional pela Universidade Federal de Goiás

Referências

BENTO I.C.; ESTEVES J.M.M; FRANÇA T.E. Alimentação Saudável e Dificuldades para Torná-la uma Realidade: Percepções de País/Responsáveis por Pré-Escolares de uma Creche em Belo Horizonte/MG, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, v. 20, n. 8, p. 2389-2400, 2015.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ministério da Educação (MEC) 2017. Disponível em: < https://www.fnde.gov.br/acesso-a-informacao/institucional/area-de-imprensa/noticias/item/10950-refer%C3%AAncia-mundial,-o-programa-nacional-de-alimenta%C3%A7%C3%A3o-escolar-completa-62-anos-de-conquistas > Acesso em 22/06/2019.

BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Ministério da educação (MEC). Portaria Interministerial n.º 1.010, de 08 de maio de 2006.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação a Distância – 2.ed., atual. – Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde - Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia Alimentar Para a População Brasileira – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília, 2014.

BRASIL. Ministério da Cidadania. Secretaria Especial do Desenvolvimento Especial. Educação Alimentar e Nutricional. Disponível em: < http://mds.gov.br/assuntos/seguranca-alimentar/alimentacao-saudavel/educacao-alimentar-e-nutricional > Acesso em: 15 de jun. de 2019.

BRASIL. Ministério da Cidadania. Secretaria Especial do Desenvolvimento Especial. Compras da Agricultura Familiar. Disponível em: < http://mds.gov.br/compra-da-agricultura-familiar/pnae > Acesso em: 19 de jun., 2019.

BRASIL. CECANE - Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar. Estratégias de Promoção de Alimentação Saudável na Escola. Curitiba, 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. 1. ed., 1. reimpr. – Brasília, 2013.

FISBERG M. et al. Obesogenic environment – Intervention Opportunities. Jornal de Pediatria, v. 92, p. 30-39, 2016.

GRILLO L.P. et al. Estado Nutricional e Práticas de Educação Nutricional em Escolares. O Mundo da Saúde, v. 40, n. 2, p. 230-238, 2016.

HENRRIQUES P. et al. Políticas de Saúde e de Segurança Alimentar e Nutricional: desafios para o controle da obesidade infantil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 12, p. 413-4152, 2018.

KURIHAYASHI A.Y. et al. Estado de Vitaminas A e D em Crianças Participantes de Programas de Suplementação Alimentar. Caderno Saúde Pública, v. 31, n. 3, p. 531-542, 2015.

MAIS L.A. et al. Parental Feeding Practices among Brazilian School-Aged Children: Associations with Parent and Child Characteristics. Frontiers in Nutrition, 2017.

ONU. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. a/Res/70/1, p. 1–49, 2015.

ROCHA N.P. et al. Análise do Programa Nacional de alimentação Escolar no Município de Viçosa, MG, Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 52, n. 16, 2018.

SADOYAMA, S.P. Profissionalização e Identidade Docente do Professor em Medicina: Um estudo de Revisão Sistemática. Revista Edapeci, v. 18, n. 3, p. 105-114, 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-09