APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileita
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza
  • Adriana Teixeira Bastos Universidade de Fortaleza
  • Artur Gomes de Oliveira Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.21289.278-297

Resumo

A aprendizagem baseada em problemas (ABP) representa uma das estratégias de ensino mais exploradas nos últimos anos. Seu processo didático-pedagógico tem o aluno como centro, na perspectiva de se utilizar situações-problema no processo de aprendizagem para estimular a construção de conhecimento e compreensão de conceitos. Este artigo propõe uma reflexão sobre a utilização da ABP como estratégia metodológica no ensino a distância, tendo a figura do tutor como propositor dessa ferramenta nas ações de aprendizagem. Para tanto, busca-se uma aproximação entre estes aspectos a partir de fontes bibliográficas. As considerações apontadas no processo de elaboração deste artigo sugerem que a utilização da ABP como metodologia didático-pedagógica no ensino realizado a distância pode gerar maior envolvimento dos alunos e auxiliar um processo formativo mais significativo e efetivo. Essa constatação parte das premissas de que a ABP, voltada para o ensino com foco no aluno, favorece o processo de desenvolvimento de autonomia, criatividade e criticidade no processo de escolha e de resolução de problemas.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Educação a distância. Andragogia. Heutagogia

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Biografia do Autor

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileita

Psicóloga

Especialista em Saúde Pública

Mestre e Doutoranda em Administração

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza

Doutora em Educação

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração.

Adriana Teixeira Bastos, Universidade de Fortaleza

Graduação e Mestrado em Administração

Doutoranda em Administração

Artur Gomes de Oliveira, Universidade de Fortaleza

Engenharia Química e Mestrado em Administração

Doutorando em Administração

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Publicado

2013-08-30

Edição

Seção

Educação online: concepções e práticas