Curso técnico na modalidade a distância do CEFET-MG: estudo sobre o estágio curricular supervisionado

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DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.213262.20-32

Resumo

Este artigo analisou o processo de realização do estágio curricular supervisionado em um curso técnico do CEFET-MG ofertado a distância. Assim, optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, por meio de um estudo de caso. Dentre os principais resultados, percebeu-se que o CEFET-MG considera o estágio um ato educativo, o qual é organizado em quatro etapas, mas de maneira desarticulada com as demais disciplinas do curso, tornando essa prática um momento só para cumprir uma carga horária para obtenção do diploma técnico. Ao analisar as percepções dos alunos, observou-se que eles consideram a realização do estágio importante para que possam aproximá-los da realidade na qual irão atuar, mas consideraram o processo de formalização do estágio muito burocrático.

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Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Doutora em Ciências da Informação, Diretora Técnica da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais, Docente no Mestrado em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Lívia de Cássia Silva, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Mestre em Educação Tecnológica, Assistente de Educação da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

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Publicado

2020-08-03