Aulas por videoconferência: uma solução para o distanciamento social provocado pela Covid-19 ou um grande problema?

Uma solução para o distanciamento social provocado pela COVID-19 ou um grande problema?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.314031.26-45

Resumo

Desde março de 2020, as universidades ao redor do mundo têm experimentado uma migração maciça, sem precedentes, da educação tradicional presencial em sala de aula para a educação on-line. Em um curto período de tempo, milhões de membros do corpo docente começaram a ensinar na frente de uma tela de computador, e seus alunos precisam ficar em casa, realizando cursos pela Internet. Além do Brasil, com a disseminação do COVID-19 em todo o mundo, em 13 de março de 2020, 61 países na África, Ásia, Europa, Oriente Médio, América do Norte e América do Sul anunciaram ou implementaram o fechamento de escolas e universidades e a maioria das universidades aplicaram fechamentos localizados. O novo surto do Coronavírus (COVID-19) está provocando mudanças profundas no ensino tradicional em diversos países do mundo e criando alternativas, que já eram utilizadas anteriormente, mas em menor escala, como a videoconferência. A videoconferência como ferramenta de aprendizagem tem sido amplamente utilizada entre educadores e alunos neste momento de Pandemia, a fim de induzir uma comunicação eficaz entre alunos e professores ou alunos e seus colegas, especialmente quando os recursos presenciais não são possíveis por tempo indeterminado. Diferentes tipos de plataformas ou sistemas de videoconferência surgiram para uso nas instituições de ensino superior atuais. Pesquisas anteriores se concentraram em examinar o potencial de três formas diferentes de sistemas de videoconferência: Videoconferência de Mesa (VCM), Videoconferência Interativa (VCI) e Videoconferência na Web (VCW). Neste estudo, foi realizada uma revisão da literatura para aumentar o conhecimento atual sobre o uso desses sistemas de videoconferência. Foi fornecida uma classificação dos paradigmas de videoconferência a partir das perspectivas do construtivismo e do cognitivismo. O resumo dos resultados para esses sistemas de videoconferência revelou oportunidades, resultados e desafios específicos de aprendizagem para alunos e instrutores, especialmente após o término da Pandemia atual. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ahmed Sameer El Khatib, FECAP

Pós-Doutor em Contabilidade, Doutor em Administração de Empresas, Doutorando em Educação, Professor titular de graduação e pós graduação da FECAP e Coordenador do MBA em Gestão de Riscos e Compliance.

Antonio Chizzotti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor em Filosofia e História da Educação, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC–SP).

Downloads

Publicado

2020-11-19