Eficácia das intervenções educacionais no clima de segurança em unidades de terapia intensiva

Autores

  • Adriana Lemos de Sousa Neto Universidade Federal de Uberlândia
  • Denise Von Dolinger de Brito Röder Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.314537.60-71

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar evidências na literatura sobre a eficácia da intervenção educacional no clima de segurança do paciente em unidades de terapia intensiva. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nas bases de dados CINAHL, LILACS, Medline/PubMed, Scopus, Web of Science e na biblioteca Cochrane, para responder a questão norteadora: “Qual a eficácia das intervenções educacionais no clima de segurança do paciente em unidades de terapia intensiva?”. A busca ocorreu nos meses de maio e junho de 2020, onde foram incluídas publicações a qualquer tempo, nos idiomas português, inglês e espanhol. Identificou-se 223 referências, das quais 25 foram incluídas na revisão, considerando-se os critérios de inclusão e exclusão. Observou-se, em grande parte da amostra, escores menores que 75% quanto à percepção do clima de segurança pelos profissionais de saúde avaliados. Todos os estudos em que houve intervenção educacional observaram melhoria do clima de segurança entre os profissionais avaliados. Os resultados apontam a necessidade de maior investimento na cultura de segurança das unidades de terapia intensiva por meio da implementação de programas educacionais.

 

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Biografia do Autor

Adriana Lemos de Sousa Neto, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Atenção à Saúde, Professora na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Denise Von Dolinger de Brito Röder, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Patologia Molecular, Professora no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2020-11-19