A educação social na contemporaneidade: desafios e oportunidades para a primeira infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2020.20.314590.6-17

Resumo

Este trabalho defende a tese de que a formação de neuroeducadores constitui uma resposta de profissionais sociais, como os educadores sociais, à primeira infância. Considerando os desafios da contemporaneidade, é requerida uma crescente adaptabilidade, que pode questionar o comprometimento de carreira e a ética profissional. Apresenta-se o perfil social como unificador de uma variedade de formações de base necessárias à resposta na primeira infância. Propõe-se uma formação altamente especializada de neuroeducadores, promotores do cuidado, da educação e da intervenção na primeira infância, privilegiando o conhecimento científico das Neurociências, como uma oportunidade na sociedade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Camões , IESF

PhD em Ciências da Educação, Professora Assistente e Coordenadora da Licenciatura em Educação Social no Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF/Portugal).

Cristina Mateus

PhD em Educação, Professora Adjunta e Coordenadora do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB, no Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF/Portugal).

Íris Oliveira , Universidade Católica

PhD em Psicologia, Professora Adjunta Convidada no Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF/Portugal), , Professora Adjunta na Universidade Católica, Psicóloga na Associação de Psicologia da Universidade do Minh (APsi-UM), Secretária da Direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC).

Dulce Noronha-Sousa , IESF

Prof. Doutora Dulce Noronha-Sousa, Educadora de Infância e Especialista em Supervisão Educativa, Administração Escolar e Neuroeducação. PhD em Educação, com especialização em Tecnologia Educativa, pela Universidade de Salamanca, é Professora Coordenadora da ESEF e Coordenadora do Mestrado em Educação, com especialização em Creche no IESF. Dedica-se à investigação, educação de infância e docência, focando-se no contexto de Pré-escolar e Creche e nas questões da formação de professores, supervisão e administração escolar.

Downloads

Publicado

2020-11-19