Metodologias ativas no ensino da Matem´ática: (re)pensando a prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2021.21.115001.45-56

Resumo

Muito se tem discutido sobre o modelo atual de ensino e como ele poderia ser implementado, neste sentido, é imperativo que se reveja a organização curricular, tempo e espaço das aulas, e as metodologias de ensino adotadas pelos professores. Segundo pesquisas, as metodologias ativas podem auxiliar a prática docente nestes desafios, pois assim o aluno é transformado em protagonista e responsável pelo seu aprendizado. Diante disso, o objetivo deste artigo é fazer uma reflexão teórica sobre o processo de ensino e aprendizagem focado na educação matemática com o uso de metodologias ativas. Para tanto, foram objetivos específicos: realizar uma revisão da literatura em livros e periódicos publicados nos últimos cinco anos versando sobre metodologias ativas para o ensino da matemática; conceituar tais metodologias e sua importância no âmbito do ensino escolar; e evidenciar algumas práticas verificadas e casos exitosos de suas aplicações. No que tange aos procedimentos metodológicos este estudo seguiu uma abordagem do tipo qualitativa, pois neste momento não se pretendeu construir indicadores sobre a relevância de tais produções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Silva Souza, Universidade Tiradentes

Doutorando em Ciências da Propriedade Intelectual pelo PPGPI-UFS, Mestre em Ciências Ambientais pelo PROF-CIAMB UFS (2018), Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tiradentes (2017), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Tiradentes (2009), possuo Especialização latu sensu em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário (2011). Atualmente sou Professor da Universidade Tiradentes lotado na Coordenação de Ciências Contábeis, membro do Núcleo Docente Estruturante dos Cursos de Ciências Contábeis (presencial e EAD). Possuo experiência também em gerenciamento financeiro e contábil, com ênfase em gestão de custos, na construção civil como projetista e orçamentista; na educação como professor do ensino profissionalizante de nível médio, e como docente do ensino superior, atuando inclusive como tutor do CESAD-UFS. Educador Certificado pelo Google for Education nos níveis 1 e 2.

Cleo Clayton Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe desde 2019, Mestre em Biometria e Estatística Aplicada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2016) com linha de pesquisa em Modelagem e Métodos Computacionais dentro da área de concentração intitulada Biometria e Estatística Aplicada, Bacharel em Estatística pela Universidade Federal de Sergipe (2014), Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2012) e Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática (2008) ambas pela Faculdade São Luiz de França e Licenciado em Matemática pela Universidade Tiradentes (2007). Atualmente é professor de disciplinas de Informática, Estatística e Matemática em cursos técnicos no ensino profissionalizante pela Secretaria de Estado da Educação de Sergipe desde 09/10/2017. Tem experiência nas áreas de Informática, Estatística e Matemática com ênfase em Ensino de 1º, 2º e 3º Graus e na Educação de Jovens e Adultos - EJA, nas modalidades presencial e à distância, nas esferas federal, estadual e municipal, e também na rede particular de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem e métodos computacionais, matemática básica e estatística aplicada. 

Downloads

Publicado

2021-03-22