Letramento de estudantes da educação básica na era das mídias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2021.21.315802.29-37

Resumo

Este trabalho descreve as atividades realizadas em uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental, que teve como objetivo identificar as contribuições das mídias impressas e das tecnologias digitais no processo de letramento dos alunos de uma escola pública de Montes Claros (MG). A base do projeto de intervenção foi a prática do letramento que teve como metodologia o estudo dos gêneros textuais através de jogos eletrônicos, sites de pesquisas, processador de texto, atividades envolvendo jornais e revistas, dentre outros, num enfoque interdisciplinar. A intervenção pedagógica com os vinte e oito alunos da escola conduziu-nos à reflexão sobre como as mídias assumem o papel de mediatizadores do processo de ensino e aprendizagem. A proposta propiciou aos alunos o contato com os gêneros textuais presentes nas mídias e com um blog educativo como ambiente virtual da turma. Constatou-se que as mídias devem ser utilizadas na educação para a melhoria do processo de letramento de alunos do ensino fundamental ou de qualquer outro nível de ensino. No contexto da cibercultura, em que explora as tecnologias digitais de informação e comunicação é necessário propiciar aos educandos capacitar-se tecnologicamente, utilizando as mídias com todas as suas potencialidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia de Oliveira Freitas Ruas, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Possui graduação em Pedagogia, especialização lato sensu em Docência do Ensino Superior e Mídias em Educação e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. No campo profissional atua como especialista da Educação Básica efetiva da Escola Estadual Simeão Ribeiros dos Santos (Montes Claros/MG) e como professora efetiva da Escola Municipal Dona Vidinha Pires (Montes Claros/MG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em aprendizagem significativa, sujeitos socioculturais, formação inicial e continuada, currículo e tecnologias digitais. 

Josué Antunes de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Professor e pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Minas Gerais, Brasil.

 

Edson Crisostomo, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (1988), Mestre em Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona (2000) e Mestre em Educação Matemática (Máster en Didáctica de la Matemática) pela Universidade de Granada, Espanha (2008); Doutor em Educação Matemática (Doctorado en Didáctica de la Matemática) na Universidade de Granada (Tese defendida em 2012), com o título de Doutor reconhecido pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente é Professor de Educação Superior e Pesquisador da Unimontes, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Minas Gerais, Brasil.   

Downloads

Publicado

2021-12-02