Interferência da tecnologia na educação superior: importância crescente do ensino a distância na difusão do conhecimento

Autores

  • Michelle de Oliveira Barbosa Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2014.14.11583.55-76

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a importância da Educação a Distância (EAD) para atender às demandas da Educação Superior no Brasil, principalmente levando em consideração a necessidade de instrução em nível superior no País. Impulsionado pela difusão dos meios de comunicação, o ensino a distância surgiu como alternativa para a democratização do acesso ao saber e para proporcionar maior desenvolvimento econômico e social. Dada essa relevância, várias políticas públicas foram implantadas e deram sustentação legal para sua difusão no Brasil. Os métodos utilizados tiveram por base a análise e descrição dos elementos que compõe a EAD e subsidiaram o entendimento de que a EAD tem se tornado modalidade regular de ensino, e tem contribuído para atender parte significativa da demanda por cursos de graduação e pós-graduação no Brasil e no mundo, demonstrando sua capacidade em atender aos atuais anseios da sociedade.

 

Palavras-chave: Conhecimento. Ensino a distância. Desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle de Oliveira Barbosa, Universidade Federal de Roraima

Mestre em Desenvolvimento Regional da Amazônia pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Graduada em Ciências Econômicas pela UFRR. Atualmente economista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, na função de Coordenadora de Planejamento. Endereço: Rua Zacarias Mendes Ribeiro, nº 24, Bairro Paraviana. Boa Vista/Roraima, CEP 69.307.280. Telefone: 95-99641922 ou 95-36234179. E-mail: michelleswm@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Edição

Seção

Dossiê: E-learning e B-learning: pesquisas e experiências docentes