DOCÊNCIA INTERATIVA ONLINE: CONTRIBUIÇÕES PARA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA VIA FÓRUM

Autores

  • Fábio Kalil de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.
  • Teresinha Fróes Burnham Universidade Federal da Bahia-UFBA.

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2013.13.21616.184-199

Resumo

Esta produção analisa postagens/mensagens/enunciados de fóruns de discussão online presentes em dois módulos de um projeto de pesquisa específico, mapeando (e discutindo) mediações consideradas favoráveis à aprendizagem colaborativa. Como uma investigação de caráter exploratório e na modalidade estudo de caso, optamos por observação participante e análise de conteúdos como procedimentos metodológicos. A pesquisa mostra a relevância de ações mediadoras que provoquem questionamentos, reflexões e confronto de ideias/pensamentos, que fortaleça laços de comunidade, que incentive a pesquisa e o trabalho colaborativo e que arquitete situações de aprendizagem que privilegiem a interlocução e o intercâmbio de saberes e experiências entre os envolvidos. Concluímos com um rol de considerações que podem auxiliar na mediação pedagógica com esse protocolo digital.

Palavras-chave: Mediação pedagógica. Aprendizagem colaborativa. Fórum de discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Kalil de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe.

Pedagogo e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação daUniversidade Federal da Bahia-FACED/UFBA.

Teresinha Fróes Burnham, Universidade Federal da Bahia-UFBA.

Ph. D. em Sociologia e Política do Currículo pela University of London. Professora associada nível IV da UFBA.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Edição

Seção

Educação online: concepções e práticas