Sequência didática aliada a recursos digitais como proposta de prática pedagógica sgnificativa na alfabetização

Resumo

Os alunos da atualidade estão imersos em ambientes digitais, recheados de conhecimentos e informações. No entanto, a escola ainda não acompanha as inovações tecnológicas e os métodos tradicionais de ensino não são mais significativos para os alunos, dificultando o processo de alfabetização. Nesse cenário, surgiu a necessidade de propor uma metodologia para auxiliar os professores no processo de alfabetização, com a finalidade de tornar a aprendizagem significativa para os alunos, por meio de uma sequência didática aliada as tecnologias digitais. A presente pesquisa buscou avaliar a proposta de sequência didática a partir da percepção de quarenta e dois professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em uma abordagem de natureza qualitativa, estruturada em uma pesquisa-ação. A sequência didática foi considerada positiva e favorável. Verificou-se que a proposta de metodologia, em conjunto com as tecnologias digitais, é capaz de auxiliar os professores e contribuir para a aprendizagem significativa de alunos em processo de alfabetização.

Palavras-chave: Alfabetização. Educação. Tecnologias Digitais.               

Biografia do Autor

Marília Barreto Paulucci, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação no Centro Universitário UniCarioca. Graduada em Geografia, licenciatura e bacharelado, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Antônio Carlos de Abreu Mól, Centro Universitário UniCarioca  

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq Nível 1C. Doutor em Engenharia Nuclear pela UFRJ, Mestre em Engenharia Nuclear pela UFRJ e Graduado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ. Atualmente é pesquisador e Pró-Reitor de Ensino e Pesquisa do Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) da CNEN, e Coordenador do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação no Centro Universitário UniCarioca.   

Ana Paula Legey de Siqueira, UniCarioca

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ. Doutora em Ciências pelo IOC/FIOCRUZ do PPG em Ensino em Biociências e Saúde (especialidade ensino não formal/divulgação científica), mestre em Biologia Parasitária pelo IOC/FIOCRUZ e graduada em Ciências Biológicas pela USU (Jan/1993). Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação da UniCarioca; pesquisadora e orientadora neste Mestrado. Representante Institucional de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq/UniCarioca).

Publicado
2022-03-24