Saberes docentes para tutoria virtual: breve análise à luz de Freire, Tardir, Mishra e Koehler

Resumo

Este ensaio apresenta breve análise da construção dos saberes docentes para tutoria virtual com base nos estudos teóricos de Freire, Tardif, Mishra e Koehler e textos científicos da área. Com abordagem qualitativa, o delineamento para coleta de dados envolveu pesquisa bibliográfica a partir da fundamentação teórica em Paulo Freire, Maurice Tardif e Mishra & Koehler e artigos científicos publicados nos anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (CIET:EnPED) - edição 2018. Da literatura pesquisada, conclui-se que de todas as fontes de saber que o tutor virtual lança mão em seu processo de profissionalização ao longo de sua carreira, sobressai-se de fundamental importância a vivência experiencial no processo de construção dos saberes docentes, seja como aluno em EaD ou no exercício da tutoria virtual.

Biografia do Autor

Mario dos Santos de Assis, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica, Experiência profissional na área de Educação Corporativa, Educação a Distância, Gestão de Cursos em EAD, Tutoria on-line, Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle), Webconferência, Design Instrucional para EAD, Direito e Processo do Trabalho.

Renata Holanda, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

Doutoranda em Educação Matemática e Educação Tecnológica (EDUMATEC/UFPE), Técnica Educacional da Divisão de Educação Infantil da Secretaria de Educação da Rede Municipal de Ensino do Recife.

Sérgio Paulino Abranches, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE

Doutorado em Educação, Professor na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Publicado
2022-03-24