Objetos de aprendizagem em cursos de graduação: uma revisão sistemática da literatura na plataforma Eric

UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LA LITERATURA EN LA PLATAFORMA ERIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2022.22.217423.68-83

Resumo

Objetos de aprendizagem são recursos digitais que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem, os quais possuem a capacidade de serem reutilizáveis em diferentes contextos. É relevante que os docentes conheçam esse recurso, bem como a literatura existente sobre o tema, para que possam aplicar em suas práticas pedagógicas. Assim, o objetivo deste estudo foi através da Revisão Sistemática da Literatura verificar pesquisas que demonstrem o uso de Objetos de Aprendizagem em cursos de graduação, percebendo os tipos de OA adotados, os cursos de graduação em que foram aplicados, o conteúdo discutido no recurso digital elaborado, a percepção dos estudantes quanto a utilização do OA, bem como as conclusões dos pesquisadores sobre a aplicação do OA em suas amostras. Através dos estudos analisados, foi possível perceber que os OAs são recursos que promovem um processo de ensino aprendizagem eficiente e contextualizado, desde que o docente, ao criá-lo, tenha ciência da realidade dos seus estudantes, respeite seus conhecimentos prévios, alinhe a ferramenta às suas vivências, considere corretamente o tamanho do OA e elabore um recurso bem planejado pedagogicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadielli Maria dos Santos Galvão, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ciências Contábeis, Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Membro da Academia Sergipana de Ciências Contábeis.

Downloads

Publicado

2022-07-29