Saberes populares e alfabetização científicas: possibilidades de um curso a distância na formação continuada de professores de ciências

Resumo

Este trabalho discute a essencialidade da formação continuada na carreira docente, assim como as possibilidades e contribuições de um curso de formação continuada de professores sobre saberes populares e Alfabetização Científica e Tecnológica, no contexto da extensão universitária e na modalidade a distância, para o desenvolvimento profissional de professores de Ciências da Natureza. O arcabouço teórico foi construído a partir dos aspectos políticos e históricos que alicerçam o uso da Educação a Distância e os apoios teóricos  da estrutura do curso ofertado. Concluiu-se que o curso desenvolvido contemplou os pressupostos para um momento formativo adequado para os professores em atuação, assim como os aspectos necessários a uma formação orientada para a Alfabetização Científica e Tecnológica, proporcionando uma formação centrada na valorização cultural e a multiculturalidade em sua articulação com sabedoria popular.

Biografia do Autor

Larissa Aparecida Rosendo da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Araras/SP

Mestre em Educação em Ciências e Matemática, Docente na Rede Municipal de Ensino de Araras (SP).

Tathiane Milaré, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Ensino de Química, Docente professora na Universidade Federal de São Carlos.

Publicado
2022-07-29