From principles to practice: an online learning experience on designing at brazilian university

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2022.22.317749.32-46

Resumo

O vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavírus 2 (SARS-CoV-2) afetou o ano de 2020 causando a migração dos currículos educacionais desenvolvidos na modalidade presencial para Educação Remota Emergencial (ERE). Durante 2020, o curso de pós-graduação "EDM 5188 - Preparação Pedagógica PAE: mediação pedagógica" ministrado em uma universidade pública do Estado de São Paulo (Brasil), em dois períodos em 2020: 22 de junho a 31 de julho; 3 de setembro a 14 de outubro, para cerca de 260 alunos de pós-graduação. O curso teve como objetivo contribuir para a melhoria da formação de pós-graduandos com foco na docência no ensino superior a distância, apoiado em ferramentas digitais de informação e comunicação que possibilitem a mediação pedagógica. Este trabalho, portanto, tem como objetivo apresentar o projeto pedagógico do curso desenvolvido, bem como a experiência de utilização de metodologias e pedagogias voltadas à educação a distância no ensino superior. A base para o desenvolvimento deste artigo são os dados coletados junto aos estudantes das duas ofertas, bem como a própria metodologia adotada pelos professores. Os dados coletados mostram que o curso possibilitou um crescimento na formação acadêmica dos futuros estagiários de magistério da Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Garbin, Universidade Virtual do Estado de São Paulo

Doutora em Educação, Docente na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e no Programa de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP).

 

 

Agnaldo Arroio, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Ciências (Físico-Química), Pós-doutorado em Educação, Livre-docência em Ensino de Ciências, Docente na Universidade de São Paulo (USP), Docente e coordenador no Doutorado Interinstitucional (DINTER/UFPI/FEUSP).

Downloads

Publicado

2022-12-01