Comparação entre as características e percepções de alunos em curso e dos evadidos de um curso técnico a distância do IF Fluminense

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi CEFET-MG
  • Renata Cristina Nunes Instituto Federal Fluminense - RJ

Resumo

Resumo: O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense oferece o curso Técnico em Segurança do Trabalho (TST) na modalidade a distância, no Polo Cabo Frio através da Rede e-Tec Brasil desde 2011. A evasão observada no curso é de aproximadamente 50%, sendo essa, um fenômeno complexo e multivariável, normalmente o ápice de uma sucessão de eventos enfrentados pelo aluno, que podem ser pessoais, internos ou externos à instituição. Há pesquisas que mostram que uma das alternativas para minimizar a evasão é conhecer o perfil do aluno e tomar medidas baseadas nessas informações. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa foi comparar as características e percepções dos alunos em curso e dos alunos evadidos do curso TST, através de dados obtidos do sistema acadêmico e respostas dadas a um questionário enviado a eles. Foi observado que a falta de tempo para conciliar todas as atividades que o aluno dedica-se, a falta de motivação e interatividade e problemas internos à instituição são decisivos para que ele abandone o curso. Os resultados podem contribuir para a solução de problemas institucionais e ao desenho de cursos mais adequados aos estudantes.

Palavras-chave: Educação a Distância. Evasão. Rede e-Tec Brasil


Abstract: the federal institute of education, science and technology offers the fluminense technical course in occupational safety (tst) in the distance mode, at the polo cabo frio through the rede e-tec brazil since 2011. the evasion observed in the course is approximately 50%, this being a complex and multivariate phenomenon, usually the culmination of a sequence of events faced by the student, which may be personal, internal or external to the institution. there are studies that show that one of the alternatives to minimize the evasion is to know the student's profile and take action based upon this information. in this context, the aim of this study was to compare the characteristics and perceptions of the students in course and of the dropout students of the tst course, using data obtained from the academic system and responses to a questionnaire sent to them. it was observed that the lack of time to juggle all the activities that the student is dedicated, lack of motivation, interactivity, and the internal problems the institution are decisive for that the students leave the course. the results can contribute to the solution of institutional problems and the development of courses suited to students.

Keywords: Distance Education. Student Dropout. Rede e-Tec Brasil.


Resumen: El Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología Fluminense ofrece el curso Técnico Seguridad en el Trabajo (TST) en la modalidad a distancia, en el Polo Cabo Frio a través de la Red e-Tec Brasil desde 2011. La evasión observada en el curso es de aproximadamente 50%, siendo considerado un fenómeno complejo y multivariable, por lo general la culminación de una serie de eventos que se enfrenta el estudiante, que puede ser personal, interno o externo a institución. Hay investigaciones que muestran que una de las alternativas para minimizar la evasión es conocer el perfil del alumno y tomar medidas basadas en esta información. En este contexto, el objetivo de esta investigación fue comparar las características y percepciones de los estudiantes que siguen en el curso y de los alumnos evadidos, a través de los datos obtenidos del sistema académico y las respuestas a un cuestionario que se les envió. Se observó que la falta de tiempo para conciliar todas las actividades que el alumno se dedica, la falta de motivación y la interactividad y los problemas internos de la institución son decisivos para que él abandone el curso. Los resultados pueden contribuir a la solución de problemas institucionales y el diseño de cursos más adecuados a los estudiantes.Palabras clave: Educación a Distancia. Evasión. Rede e-Tec Brasil

 

Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG
Possui Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), Mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987). Atualmente é diretora técnica da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais e sub coordenadora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, software livre, novas tecnologias, educação, ensino-aprendizagem e políticas educacionais e educação tecnológica.
Renata Cristina Nunes, Instituto Federal Fluminense - RJ
Possui Licenciatura (2002), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Durante o doutorado fez um estágio sanduíche de 1 ano na University of Ottawa/Canadá. Atualmente é professora ens. básic., técnico e tecnológico do Instituto Federal Fluminense. Possui experiência na área de catálise por complexos organometálicos. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de evasão e avaliação em Educação a Distância e Novas Tecnologias no Ensino de Química
Publicado
2014-12-30
Seção
Dossiê | Educação a Distância