Mediação pedagógica em fóruns de discussão no contexto da experiência do estágio de docência online

Autores

  • Ivanderson Pereira da Silva UFAL
  • Rose Karla Cordeiro Lessa UFAL
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado UFAL

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.13076.30-56

Resumo

Resumo: Este estudo investiga as contribuições das estratégias de mediação pedagógica adotadas pelos professores na docência em fóruns de discussão online no contexto do Estágio de Docência Online no curso de Licenciatura em Física na modalidade a distância da UFAL. A investigação se deu por meio do mapeamento das interações online em fóruns de discussão com base na teoria das redes sociais na internet e a análise das conversas estabelecidas no interior desses fóruns. Os resultados da análise do mapeamento e conversas foram organizados em cinco categorias: material didático; consigna do fórum; ação docente; ação discente e tempo da atividade. A análise dessas categorias, sob o enfoque da docência, revelou contradições que foram legitimadas por ambos e que revelam o grau de dificuldade do rompimento dos paradigmas tradicionais em educação.

Palavras chave: Docência online. Estágio supervisionado. Formação de professores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanderson Pereira da Silva, UFAL

Sou Licenciado em Física (2008), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (2011), Mestre em Educação (2010) e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Ao longo dessa trajetória de estudos universitários e pós-graduados, tenho me dedicado a investigar as potencialidades didáticas das Tecnologias da Informação e Comunicação. Profissionalmente, já atuei durante seis anos na Educação Básica (Educação Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação no Campo), como professor de Física no nível médio. Durante três anos também me dediquei à educação profissional enquanto professor do SENAC-AL. Fui professor substituto da UFAL durante cinco anos atuando na área de Didática. Atualmente sou Professor Assistente I da UFAL - Campus Arapiraca. Especificamente falando sobre a EAD na UFAL, iniciei minha trajetória como aluno no curso de Mídias na Educação (nível aperfeiçoamento, nível extensão e nível especialização); depois fui tutor nesse curso. Migrei para a tutoria no curso de Licenciatura em Física modalidade a distância. Posteriormente me tornei professor do componente curricular Estágio Supervisionado nesse curso. Minha trajetória profissional dialoga com a minha trajetória como pesquisador. Desde 2007 tenho atuando e concentrado meu interesse em estudos relacionados à Tecnologia Educacional, Educação a Distância e Formação de Professores

Rose Karla Cordeiro Lessa, UFAL

Pedagoga, mestra e doutoranda em Educação (UFAL). Desenvolveu pesquisas na área de Educação e Linguagem e atualmente realiza investigações na linha de Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, com foco em Design Educacional Inclusivo, enquanto integrante do grupo de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e a Distância, sob coordenação da Profa. Dra. Anamelea de Campos Pinto. Atua na área de educação superior e na modalidade da educação profissional, tanto presencial como a distância.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, UFAL

Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). É Professor Associado IV vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq. Coordenador Institucional de Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas. Coordenador da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Educação a Distância Online e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, formação continuada de professores, educação a distância, Tecnologias da Informação e Comunicação. Avaliador Institucional do INEP. Avaliador ad-hoc da SEED/MEC, Sesu/MEC (Reuni), CAPES, CNPq, FINEP, FAPEAL. Possui publicações nacionais e internacionais na área de Educação a Distância, Tutoria Online e TIC na Educação. Orientou 33 Dissertações de Mestrado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade de Aveiro (Portugal). Em 2014 orienta 6 Teses de Doutorado na UFAL, co-orienta 2 Teses de Doutorado - Universidade de Aveiro, Portugal e Universidade Federal de Pernambuco e orienta 2 Dissertações de Mestrado em Educação na UFAL.

Referências

AZEVEDO, M. A. R.; ANDRADE, M. de F. R. Investigações na docência: possíveis contribuições aos processos formativos dos professores formadores. B. Téc. Senac. Rio de Janeiro, v. 38, nº 3, set/dez, 2012.

BOLZAN, Dóris. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.

HARASIM, Linda, Redes de aprendizagem. São Paulo: SENAC, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo. Paz e Terra: 1996.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MACHADO, M. J.; AQUINO, V. O estágio supervisionado no programa de formação de professores: contribuição das mídias interativas para a reflexão da práxis docente. Revista e-Curriculum, São Paulo, v 4, n 2, p. 1– 17, jun. 2009.

OKADA, A. (Org.). Cartografia cognitiva. Porto Alegre: LCMK, 2009.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. do S. Estágio e docência. São Paulo: Ed. Cortez, 2004.

PRIMO, A. Avaliação em processos de educação problematizadora online. In: SILVA, M.; SANTOS, E. (Org.). Avaliação da aprendizagem em educação online. Rio de Janeiro: Loyola, 2006.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RELA, E. Avaliação em processos de estágio supervisionado na formação de professores em cenários virtuais. VII CIDU, Porto, 2012.

SILVA, Ivanderson Pereira; MERCADO, Luis Paulo L. Tendências pedagógicas no mundo contemporâneo: reflexões sobre a pedagogia da reprodução e a pedagogia da autoria. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 13, p. 234-261, 2013. Disponível em: http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/1235/PDF Acesso em: 4 de jun. 2015.

SILVA, I. P. O estágio de docência online no curso de Física licenciatura modalidade a distância da UFAL: formando recursos humanos para além dos muros da escola. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 11, p. 21-45, 2012; Disponível em: http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/876/774. Acesso em: 28 jul. 2013.

SILVA, M. (Org.). Formação de professores para a docência online. Rio de Janeiro: Loyola, 2012.

Downloads

Publicado

2015-04-30

Edição

Seção

Metodologia do Ensino Superior com TIC