Estratégias didáticas com TIC no ensino superior em fundamentos de marketing

Autores

  • Fernando da Silva Silva Marcelo Fernando da Silva

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.13115.57-73

Resumo

As TIC fazem parte da nova configuração de ensino presencial e a distância, e é por meio delas que professores e alunos têm dinamizado o processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo trataremos acerca da didática e suas estratégias usadas no ensino de Fundamentos de Marketing, tomando por base o desenvolvimento do Plano de Aula elaborado para a disciplina Metodologia do Ensino Superior com TIC, em cumprimento de requisito metodológico. Objetiva-se apresentar o experimento virtual como ferramenta inovadora na construção do conhecimento. De cunho qualitativo, utilizou-se a dedução para contextualizar as ações didáticas, bem como a observação como instrumento, no intuito de identificar possíveis limitações das ações docentes e discentes nesse contexto de ensino e aprendizado.

Palavras-chave: Estratégias. Didática. Experimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNABÉ, I. Os professores como aprendizes com as TICs. In: BARBA, Carme; CAPELLA, Sebastiá (orgs). Computadores em sala de aula: métodos e usos. Porto Alegre: Penso, 2012, p. 80-81.

CNE - Conselho Federal de Educação. Resolução CNE/CES nº. 1/2004. Disponível em:

http://www.cfa.org.br/download/ResCNE1_04_DCN1.pdf. Acesso em: 11 jul. 2007.

COLL, C.; MONEREO, C. et al. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alere; Artmed, 2010, p. 97-117.

MASETTO, M. T. Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.

MAURI, T.; ONRUNBIA, J. O Professor em ambientes virtuais: perfil, condições e competências. In: COLL, César; MONEREO, Carles e colaboradores. Pscicologia da educação vitual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010, p. 100-123.

MONEREO, C.; POZO, J. O aluno em ambientes virtuais: perfil, condições e competências. In COLL, C.; MONEREO, C. et al. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alere; Artmed, 2010, p. 97-117.

SANTOS, M.; LOVATO, S. Os jogos de empresas como recurso didático na formação de administradores. CINTED-UFRGS Novas Tecnologias na Educação, v. 5 n. 2, dezembro, 2007. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo10/artigos/2aMagda.pdf. Acesso em: 14 jul. 2014.

SILVA, M. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa. 3 ed, São Paulo: Loyola, 2011.

SILK. Experimentos virtuais: artes abstratas. Disponível em: http://weavesilk.com/. Acesso em: 10 maio 2014.

Downloads

Publicado

2015-06-03

Edição

Seção

Metodologia do Ensino Superior com TIC