Formação de professores da Educação Básica: projeto e proposições na Universidade Estadual do Maranhão

Autores

  • Vanessa Nunes da Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Isabel Cristina Auler Pereira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.13407.162-180

Resumo

Resumo: O principal objetivo deste estudo está centrado na análise do projeto de formação de professores dos anos iniciais da Educação Básica em um polo pertencente à Universidade Estadual do Maranhão, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), situando-o no contexto da chamada Terceira Revolução Tecnológica ou a Sociedade do Conhecimento tendo como referência a formação do cidadão profissional, detentor de consciência crítica e inovadora. Para tanto, buscou-se analisar o projeto pedagógico do curso de Pedagogia a distância oferecido no polo de Fortaleza dos Nogueiras (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA), no que concerne à concepção de educação a distância e de formação docente; bem como discutir de que forma se deu o processo de institucionalização do Sistema UAB nessas instituições de ensino superior. Constatou-se que não basta ter acesso a computadores conectados à internet; torna-se imprescindível transformar informações em conhecimentos independentemente da hora ou local e que a tecnologia seja parte integrante do currículo.

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Sociedade. Educação. Formação. Docentes.


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Biografia do Autor

Vanessa Nunes da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Mestre em Educação - Universidade Federal do Tocantins. Professora na Universidade Estadual do Maranhão. Coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação, da Universidade Estadual do Maranhão, campus Balsas.

Isabel Cristina Auler Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia; Professora Universidade Federal do Tocantins,; Pesquisadora do grupo de pesquisa CNPq/Plataforma Lattes/UFT – NEPCE.

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Publicado

2015-04-30