Jornalismo e Tecnologia: como ensinar o jornalismo digital e audiovisual

Autores

  • Manuel Henrique de Oliveira Barbosa Graduando em Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas e membro do Comulti, Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Comunicação e Multimídia.
  • Magnólia Rejane Andrade dos Santos Jornalista, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Professora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas.

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33719.607-619

Resumo

Esta comunicação objetiva apresentar duas experiências de ensino do jornalismo digital e audiovisual no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas: a Agência de Notícias Ciência Alagoas e o Grupo de Pesquisa Comulti. Estes experimentos de ensino estão sendo desenvolvidos como práticas acadêmicas para a formação do jornalista na divulgação científica na internet. Para além da técnica, esses dois trabalhos têm auxiliado o exercício crítico dos alunos na compreensão do contexto econômico, social, cultural e educacional local e a importância da atividade comunicacional para promover a cidadania através do acesso à informação da ciência. Em seguida a uma breve contextualização da realidade alagoana, discutiremos o conceito de tecnologia na formação do jornalista. A partir daí, as duas práticas pedagógicas serão relatadas individualmente. Nas considerações finais, sugerimos a reflexão sobre a formação do jornalista  em função da integração do binômio teoria-prãtica versus tecnicismo-humanismo para uma comunicação plural e democrática.

Palavras-chave: Ensino. Jornalismo. Tecnologia.

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Biografia do Autor

Manuel Henrique de Oliveira Barbosa, Graduando em Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas e membro do Comulti, Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Comunicação e Multimídia.

Graduando em Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas e membro do Comulti, Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Comunicação e Multimídia.

Magnólia Rejane Andrade dos Santos, Jornalista, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Professora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas.

Jornalista, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, Professora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2015-12-28

Edição

Seção

Seminário Nacional do EDaPECI: "Educação Digital na Contemporaneidade"