Do círculo de cultura para as redes sociais virtuais: com quem você está teclando

Autores

  • Mayana Morbeck Coelho Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
  • Luzineide Miranda Borges Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2015.15.33782.547-571

Resumo

O Projeto Do círculo de cultura para as redes sociais virtuais: com quem você está teclando? objetiva pesquisar como as tecnologias digitais estão sendo inseridas no contexto das ações educativas desenvolvidas no Programa de Educação Integral Mais Educação numa escola do município de Ilhéus/BA, e analisar como os professores e alunos estão se apropriando dessas tecnologias para a construção do conhecimento. A principal intenção desse Programa é melhorar a qualidade do ensino através da ampliação da jornada escolar melhorando assim, a formação do estudante. O foco deste trabalho são as atividades no macrocampo da cultura digital, comunicação e uso das mídias digitais que ajudam no processo de ensino e aprendizagem dentro e fora da escola. Para compreensão do objeto do estudo, propomos uma pesquisa bibliográfica, exploratória de caráter qualitativo, pois o pesquisador frequenta os locais em que se verificam tais fenômenos. Está sendo utilizado técnicas e instrumentos variados para a coleta de dados como: entrevistas online e rastreamento de postagens no webblog. A inclusão de tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC’s) na educação vai além da inserção simplória das mesmas na sala de aula, envolve formação docente capaz de refletir quais os impactos das mesmas na sociedade como todo e como estas vem alterando a compreensão que temos sobre a construção do conhecimento na cibercultura. Assim, a defesa que fazemos é que para que as TDIC’s sejam utilizadas na escola, o seu uso deve ser incentivado e discutido entre os sujeitos que estão na escola e fora dela, bem como incluir a proposta de utilização no projeto político pedagógico como uma proposta de contribuição na construção do conhecimento emancipatório.

Palavras-chave: Redes Sociais Virtuais. Programa Mais Educação. Ensino e Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayana Morbeck Coelho, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC


Discente do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC. Bolsista do Programa de Iniciação CIentífica da Fapesb
área de atuação: educação l
Linha de pesquisa: tecnologias educacionais

Luzineide Miranda Borges, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Professora Assistente da UESC/DCIE. Coordenadora Pedagógica do curso de Pedagogia EAD/UESC. Membro do CONIT

Referências

ALVES, L. R. G; SILVA, J. B. (Org.). Educação e Cibercultura. Salvador: EDUFBA, 2011. 78p.

BOAVENTURA, E. M. Metodologia da pesquisa: monografia, dissertação, tese. 1 ed. 7 reimpr. São Paulo: Atlas, 2014.

BODGAN, R. & BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto Editora, 1994.

BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson de Luca organizadores. Inclusão digital: polemica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011, v. 2. 188 p.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em Rede. 2 ed. Sao Paulo. Paz e Terra, 1999. 617 p.

CARR, W. Action Research: ten years on. Journal of Curriculum Studies, vol. 21, nº 1: 85-90, 1989.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Coleção Papirus Educação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologias e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. 260 p.

MACHADO, L. R. B. L.; THIESEN, J. da S. Educação integral nas EBIAS: o programa mais educação como transitoriedade e ação indutora. Congresso de Educação Básica. Graduação em Especialização em Educação Integral – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, 2014.

MEC. Principais Ações e Programas de responsabilidade do Ministério da Educação no PPA 2012-2015. Disponível em:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Mais Educação: Passo a Passo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2014 às 11:07.

MINISTÉRO DA EDUCAÇÃO. Manual Operacional da Educação Integral. Brasília, 2013. 77 p.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

PRIMO, Alex Fernando Teixeira. A emergência das comunidades virtuais. Santos, 1997. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/comunidades_virtuais.pdf>. Acesso em 10 nov. 2014.

PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa (Organizadoras). Facebook e educação: publicar, curtir e compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014. 448 p.

RECUERO, Raquel da Cunha. Comunidades Virtuais em Redes Sociais na Internet: Uma proposta de estudo. In: VIII Seminário Internacional de Comunicação, 2005. Porto Alegre. Anais do VIII Seminário Internacional de Comunicação, 2005. Disponível em: <http://pontomidia.com.br/raquel/seminario2005.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2014 às 14:30.

ROCHA, Cristianne, Maria Famer. As redes em saúde: entre limites e possibilidades. Acesso em: 09 dez. 2014 às 09:34.

SANTANA, Camila Lima Santana. Redes Sociais na internet: Potencializando interações sociais. Salvador, 2006. Disponível em: <http://www.hipertextus.net/volume1/ensaio-05-camila.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2014.

SCHNEIDER, H. N.; SOUZA, A. A. N. Potencialidades do uso de sites de redes sociais no processo de ensino e aprendizagem. International Journal of Knowledge Engineering and Management, Florianópolis, v.3, n.6, p. 181-196, jul/nov, 2014.

SILVA, Marco. Educação na Cibercultura: o desafio comunicacional do professor presencial e online. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 12, nº 20, p. 261-271, jul./dez., 2003.

TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana; DI CHIARA, Ivone. Das Redes Sociais à Inovação. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, nº 2, 2005, p. 93-104, maio/ago. Disponível em: <http://revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/view/642/566>. Acesso em: 05 nov. 2014.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Edição

Seção

Seminário Nacional do EDaPECI: "Educação Digital na Contemporaneidade"